1)Em 1960 iniciava-se no continente sul-americano uma competição de futebol de clubes, reunindo o campeão nacional de cada país integrante da Confederação Sul-americana de Futebol. Chamando-se inicialmente de Copa dos Campeões da América, o torneio logo passou a ser conhecido como Copa Libertadores da América. Na história dos países sul-americanos, quais idealistas são considerados os Libertadores da América e qual processo de revolução político e social eles lideraram no século XIX?
a) Tiradentes, na Inconfidência Mineira, de 1789.
b) Do João VI, ao liderar a transferência da Família real para o Brasil.
c) Simon Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins, entre outros, os chamados libertadores da América.
d) D. Pedro I, no episódio conhecido como o grito de “Independência ou Morte”.
2) A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, isto é, “América para os americanos”. Sobre a referida Doutrina, seus conhecimentos, consultando o material do PET 4 e a internet, marque a opção INCORRETA:
a) A Doutrina Monroe era uma política de integração americana, de solidariedade e cooperação entre as colônias, agora independentes.
b) A Doutrina Monroe visava condenar o sistema colonial europeu na América e proteger a soberania dos países americanos.
c) A Ideia de “América para os americanos” era o início da histórica política de integração plena de negros, índios e imigrantes nos EUA.
d) A Doutrina Monroe marca os primórdios da política imperialista na América Latina e Caribe, consideradas áreas de sua influência.
3) Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas. Manifestavam suas insatisfações desde meados do século 18 e, influenciados pelo Iluminismo, iam forjando aos poucos um nacionalismo contrário ao domínio espanhol. Sobre a relação dos criollos, a Independência das colônias espanholas e a escravidão ao longo do século XIX, marque a opção CORRETA:
a) As elites criollas juntaram-se aos chapetones, negros e índios para a conquista da emancipação.
b) Os criollos eram filhos das elites espanholas nas Américas e lideraram a independência das colônias, contra os chapetones e a Espanha.
c) De forma homogênea, os criollos aboliram a escravidão em toda América Latina, sob a influência do Iluminismo.
d) Os criollos no Brasil preservaram a escravidão, como direito legal à propriedade, também defendido pelo Iluminismo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
manda uma pergunta de cada vez por eu prefiro urutu uru outro u Sheila uru outro Oriel Peter egrégio eyyw não se
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás