1. Na década de 1870, na iminência do fim da escravidão, foi implementado um programa de imigração para trazer trabalhadores europeus, sobretudo italianos, para as fazendas de café do Oeste Paulista. Aponte as condições a que os imigrantes estavam submetidos.
Respostas
Aponte as condições a que os imigrantes estavam submetidos.
Os italianos muitas vezes tinham suas passagens e de seus familiares financiadas por fazendeiros brasileiros.
Ao chegarem nessas terras, as famílias que haviam vindo com promessa de melhora de vida se viam em um sistema de semi-escravidão, baixa remuneração e condições de vida e moradia péssimas.
O aumento no fluxo de imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras brasileiras foi motivado pela iminente abolição dos escravizados, além de uma séries de alterações sociais e econômicas na Europa.
Com o advento da Revolução Industrial na Europa, o valor da mão de obra despencou e milhares de camponeses se viram retirados de suas terras para a produção de matéria prima industrial. Deste modo, o trabalho nas lavouras brasileiras parecia promissor.
Aliado a este fator, tem-se a iminente queda do sistema escravocrata com a abolição dos escravizados, que ocorreria em 1888. Além disso, pode-se citar a ascensão da política de branqueamento da população brasileira, com o estímulo da vinda de europeus e da formação de casais interraciais.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1923106