• Matéria: Português
  • Autor: iaraurmalinda
  • Perguntado 5 anos atrás

A Didática, enquanto campo de estudo, foi fundada no século XVII por meio da obra “Didática Magna”, escrita por João Amós Comênio, em um momento de grandes transformações sociais e econômicas, como a transição do feudalismo para o capitalismo. De acordo com a influência desse momento histórico para o início da Didática e as contribuições de Comênio. Assim, assinale a alternativa INCORRETA. A) O termo Didática surge quando adultos se engajam no ensino dos jovens com uma intencionalidade, de forma planejada e mais organizada que as experiências anteriores, a fim de formar uma mão-de-obra mais especializada. B) As ideias de Comênio eram fundamentadas nos princípios do Iluminismo, que se contrapunham aos valores conservadores da nobreza. C) O livro de Comênio inovou ao apresentar um método específico que atendia às novas necessidades da época. D) Os novos conhecimentos produzidos nesse período e que se tornavam universais demandavam um método de ensino mais amplo, que inspirou o surgimento da didática. E) O método de Comênio possui cinco etapas: preparação do aluno, apresentação do conteúdo, assimilação do conteúdo, generalização e aplicação.

Respostas

respondido por: luanafagundes01
8

Resposta:

Incorreta - B) As ideias de Comênio eram fundamentadas nos princípios do Iluminismo, que se contrapunham aos valores conservadores da nobreza.

Explicação:

"Comênio foi o primeiro pensador a estabelecer o entendimento de que o conhecimento deveria ser de acesso para todos, criando assim regras e princípios sobre  a forma de ensinar, ou seja, sobre a didática. Esse educador fundamentava suas  ideias nos princípios da ética religiosa, mas mesmo assim, seus pensamentos eram  inovadores para a época e se contrapunham aos ideais conservadores da nobreza,  a qual exercia grande influência naquele período."

Perguntas similares