Sobre as invasões bárbaras na Europa no século IV, marque a alternativa correta.
(a) Os romanos não classificavam vários povos como bárbaros. Apenas os cristãos sabiam que eram chamados assim, por eles.
(b) O Império Romano foi dividido em duas partes, e o lado ocidental acabou se tornando fragmentado, o que deu espaço à fundação de diversos reinos bárbaros.
(c) A desorganização administrativa do Império Romano e a pressão das populações bárbaras em busca de terras para o seu sustento, provocaram guerras e contribuíram para a crise do Império Romano.
(d)Todos aqueles que não falavam latim e não seguiam as leis romanas eram chamados de bárbaros pelos romanos.
(e) Bárbaros e romanos tinham muitas diferenças. Os povos bárbaros faziam guerras constantes, não usavam leis escritas e geralmente eram seminômades.
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
Com o baixo ímpeto expansionista dos romanos a partir do século III d.C. foi diminuído o número de escravos. Coisa que não prejudicou tanto o Império Romano do Oriente, já que eles mal usavam mão de obra escrava. Mas o Império Romano do Ocidente tinha a economia baseada em escravos, então tem que fazer um raciocínio comigo: se não tem escravos não tem produção, se não tem produção não tem grana, se não tem dinheiro, como eles conseguiam bancar os soldados para protegerem as fronteiras? E tinham povos extremamente agressivos que habitavam a Rússia, os hunos. Os hunos tavam migrando pro Ocidente, em direção dos bárbaros germânicos. E esses germânicos não iam ficar parados esperando os hunos, então começaram a invadir Roma, já que estava enfraquecida. E essas invasões foram um dos principais motivos que levaram a queda de Roma, em 476 d.C.