• Matéria: História
  • Autor: raphaelvaruzza50
  • Perguntado 5 anos atrás

resumo dos principais instrumentos da capoeira​

Respostas

respondido por: pedromegartar
1

musicais??? tire una foto se puder

respondido por: fagnerrafaeloz7t5g
5

Resposta:

Explicação:

O BERIMBAU

O "berimbau" é um instrumento de percussão de origem africana, é um instrumento usado tradicionalmente na capoeira para marcar o ritmo da luta, aqui no Brasil ele também é conhecido por vários outros nomes como: rucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo.

O ATABAQUE

Atabaque é um instrumento musical de percussão. O nome é de origem árabe: at-tabaq (prato). Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode.

O PANDEIRO

Pandeiro é o nome dado a instrumentos musicais de percussão que consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância.                                                        

Na capoeira ele é utilizado dentro dos toques como complemento e ritmo.

 

AGOGO

O agogô é um instrumento musical, compõe-se de duas até 4 campânulas de ferro ou coco, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelas vértices.

 

Para se tirar som desse instrumento bate-se com uma baqueta de madeira nas campânulas do instrumento. Na Capoeira, o Agogo serve como base de ritmo.

O RÉCO-RÉCO

Reco-reco (também raspador, caracaxá ou querequexé) é um termo genérico que indica os idiofones cujo som é produzido por raspagem. No Brasil, a forma mais comum é constituída de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. A raspagem de uma baqueta sobre os talhos produz o som.

 

Perguntas similares