ME AJUDEM É PRA AMANHÃ
Prezados Cidadãos,
Todos sabemos que embora muitos avanços tenham sido conquistados nos últimos anos, a realidade é que os direitos e as necessidades dos idosos ainda não foram plenamente atendidos, em que pese o Estatuto do Idoso contar com mais de 8 anos e a Política Nacional do Idoso, com mais de 20 anos.
Diante de um quadro de crescente envelhecimento populacional é urgente questionar se estamos de fato preparados para o impacto que esse fato representa em nossa sociedade, a exigir adaptações em todos os contextos sociais, de trabalho, familiar, inclusive em relação ao fomento da seguridade social e de implantação de políticas públicas eficientes.
O que estamos fazendo para dar visibilidade a mais de 13% da população brasileira? Será que temos uma verdadeira política pública apta a defender os direitos das pessoas idosas, principalmente oferecendo serviços que atendam as necessidades específicas desse grupo? Que comprometimento temos com a dignidade humana e quais nossas ações de prevenção e de combate a todas as formas de violência?
Por tudo isso, nós da AMPID, através de nossos associados, Membros do Ministério Público, atuantes em todas as regiões do país, além de parabenizar por este dia, queremos também manifestar nossa preocupação com o futuro dos idosos no Brasil.
Defendemos a necessidade urgente de se:
a) Construir e/ou mapear uma Rede de Proteção ao Idoso, com serviços específicos, principalmente nas áreas da saúde e de assistência social;
b) Adotar uma Política Nacional de Cuidados de Longa Duração, frente ao crescente aumento de idosos dependentes e a necessidade de se oferecer apoio às famílias;
c) Prevenir e Combater a violência nos transportes, através da sensibilização e capacitação de motoristas, cobradores e empresários do setor;
d) Divulgar os direitos das pessoas idosas, através de campanhas, palestras e eventos, junto à população em geral; e
Respostas
a) Segundo a CARTA ABERTA ao idoso , este Grupo não possuiu ainda uma verdadeira política pública que defenda a saúde do idoso .
Pois o governo ainda não oferece serviços que atendam totalmente as suas necessidades específicas .
b) A produtora da carta usou a palavra AVANÇOS referindo -se a criação do Estatuto do Idoso.
AVANÇOS
—->> significa desenvolvimento ; melhoria ; progresso
Está palavra NÃO faz uma descrição objetiva apenas revela o ponto de vista da autora da carta porque a maioria das necessidades de um idoso não foram atendidas
c) . Qual desses aspectos se sobressai?
O aspecto que sobressai a meu ver seria , que as políticas públicas não estão aptas plenamente , a enxergar os 13% da nossa população que representam os idosos e ampara-los .
d) Do ponto de vista da argumentação, é importante citar também o outro aspecto para podermos :
manifestar o nosso comprometimento com a dignidade humana
e criar ações para combater e previnir todas as possíveis formas de violência contra os IDOSOS.
e) A expressão empregada é INFELIZMENTE O PAÍS NÃO está preparado para atender a quantidade crescente de IDOSOS
2) •a) Qual é o objetivo dessas perguntas em relação ao leitor?
Mostrar para o Leitor que o Ministério Público e a AMPID estão preocupadas com o futuro dos nossos idosos
•b) a autora apresenta fragilidades que precisam ser resolvidas para melhorar a vida dos idosos. Quais são elas?
Para melhorar a vida dos idosos resolvendo as suas doenças crônicas ; coronariana ,
acidentes vasculares , amputações, diabetes .
Aumento de profissionais de saúde , da rede de exames para atender as necessidades de saúdes .
3) •A) Como estão organizadas essas propostas?
Estas propostas foram organizadas em forma de numerar as ações do governo .
• Qual é a vantagem dessa forma de apresentação?
Ao usar os “verbos no imperativo “passa para o leitor as ordens e as normas de ações às áreas de saúde e assistência social .
Construir , mapear ; adotar previnir; combater ; divulgar ; inserir
•B) •Quanto as propostas , não ficam bem claras , como serão adotadas , pois eles apenas defendem a necessidade de desenvolver estas políticas não diz como irão adotá -las .
•C) O fortalecimento dos “vínculos intergeracionais “ significa que os membros do grupo familiar, de gerações diferentes possam completar-se, um ajudando o outro .através do respeito , da valorização do idoso e diminuindo o preconceito do jovem contra o velho .
•D) Claro que o fortalecimento dos vínculos faria a diferença , o jovem receberia a experiência do idoso e ensinaria a eles os seus conhecimentos .
4) •A) Em relação a Convenção Interamericana sobre os Direitos das Pessoas Idosas.
O Brasil acolheu este primeiro instrumento internacional juridicamente vinculante voltado para a proteção e promoção dos direitos das pessoas idosas.
Sua aprovação serviu para assegurar, os direitos da pessoa idosa , empoderando-as e garantindo a sua plena inclusão, integração e participação na sociedade.
5) •a) A expressão NOSSA MISSÃO se refere a tudo que NÓS temos que desenvolver no Brasil , para melhorar a vida dos idosos .
•b) Sim porque a responsabilidade de trazer direitos legais aos idosos é realmente enorme .
•c) A produtora da carta diz que para melhorar a condição de vida do idoso brasileiro não é responsabilidade exclusiva de um grupo e sim de TODOS
Gestores ; governadores, legisladores e representantes da sociedade civil, família , e os jovens .