A Revolução Industrial que se consolidou na Inglaterra na metade do século XVIII, provocou um conjunto de transformações de ordem cconômica, social e tecnológica que afetou as relações de trabalho, principalmente pela consolidação do modelo capitalista de produção. Em pouco tempo essas mudanças chegaram a outros países europeus e outros continentes. Sobre este tema são feitas como as seguintes afirmativas: I. trouxe a substituição da maquino fatura pcla manufatura e o trabalho artesanal. II. Provocou profundas mudanças sociais, pois o trabalho dos homens ( adultos) passou a ser valorizado subindo vertiginosamente. Tal fato, que as mulheres permanecessem cm casa realizando suas atividades de mãe e esposa. IlI. os mestres e artesões da época tiveram suas vidas mudadas, pois agora não eram mais donos de scu tempo de trabalho IV. No contexto da Revolução Industrial, os industriais recorriam ao trabalho feminino e à exploração da mão de obra infantil como opção para não aumentar os custos da produção. V. o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho. Use a Alternativa correta a) () Somente as afirmativas 11, IV e V são verdadeiras. b) () Somente afirmativas I, IV e V são verdadeiras. c)) Somente como afirmativas le V são verdadeiras. d) () Somente afirmativas III, IV e V são verdadeiras. e) () Todas as alternativas são verdadciras.
Respostas
Resposta:
Alternativa D - III, IV E V são verdadeiras.
Explicação:
I. Errada, pois foi justamente ao contrário, a primeira revolução industrial foi responsável por trazer maquino-fatura, com a chega do motor a vapor, sendo muito utilizados nas industrias têxtil.
II. As mulheres não permaneciam em casa, elas trabalhavam assim como os homens e crianças, todas as mãos de obras eram exploradas na primeira fase da revolução industrial, em condições precárias e com altas cargas horárias.
III. a principal característica da 1 revolução industrial é a mudança da manufatura para a maquino-fatura.
IV. Uma vez que com o passar dos tempos, os trabalhadores passaram a brigar por direitos, melhores condições de trabalhos e um salário mais digno, o que acarretou em alguns posteriores eventos como o movimento Ludista e o movimento Cartista.
V. Aqui nasce, a partir da exploração da mão de obra dos trabalhadores baseado no monopólio do meio de produção, os futuros conceitos que Karl Marx viria a abordar.