• Matéria: Química
  • Autor: isabeli0912
  • Perguntado 5 anos atrás


- A Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo,
levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Qual a teoria mais aceita sobre a
evolução dos seres vivos?
Por favor me ajudem ​

Respostas

respondido por: luizabarrossantosgom
2

Resposta:

Antigamente, todos acreditavam na Teoria da geração espontânea, também conhecida como Teoria da abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta. Muitos cientistas fizeram experiências tentando provar essa teoria e houve até “receita” para se produzir seres vivos

respondido por: sthamires20
0

Resposta:

O Neodarwinismo, também chamado de Teoria Sintética da Evolução ou ainda Teoria Moderna Evolutiva, reúne estudos e conceitos de vários campos da Biologia para determinar e explicar os processos evolutivos. A Teoria surgiu no século XX após os avanços genéticos que foram utilizados para explicar algumas lacunas existentes nas teorias evolutivas da época. Dessa forma, o Neodarwinismo relaciona os estudos em genética, citologia, evolução, paleontologia, botânica e zoologia para sistematizar o processo de evolução e de diferenciação das espécies.

O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. Porém Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante (devido ao pouco estudo no campo da genética). Com o desenvolvimento da genética, as explicações para a hereditariedade foram surgindo e, atualmente, o neodarwinismo é a teoria evolutiva mais aceita entre os cientistas e estudiosos.

Explicação:

O neodarwinismo é baseado nas ideias de Darwin e considera que as mutações gênicas e a recombinação gênica geram a variabilidade gênica entre as espécies. Essa variabilidade sofre uma seleção natural gerando indivíduos adaptados às condições do meio.

Uma população é formada por indivíduos resistentes e sensíveis, ou seja, existe uma variabilidade entre os indivíduos. O meio pode eliminar indivíduos sensíveis favorecendo os resistentes e estabelecendo-os como indivíduos selecionados. Esses indivíduos selecionados irão se reproduzir e gerar descendentes promovendo a adaptação dessa espécie à modificação do ambiente.

(Um exemplo clássico de neodarwinismo são as bactérias resistentes aos antibióticos. O uso inadequado de antibióticos elimina bactérias sensíveis e seleciona as bactérias resistentes. Essas bactérias se proliferam, promovendo sua adaptação aos antibióticos, ou seja, ao meio.)

Perguntas similares