• Matéria: Química
  • Autor: anonymousprofile
  • Perguntado 5 anos atrás

1) Imagine que você é um professor de biologia e seus alunos lhe pediram para que realizasse uma aula a respeito de tipagem sanguínea. Você comprou todos os reagentes necessários e fez as reações de aglutinação. Observe os resultados em I e II . Baseando-se nesses dados, é possível concluir que o sangue é do tipo: *


a) A

b) B

c) AB

d) O

2) O fator Rh é condicionado por dois alelos que possuem dominância completa. O R é dominante e determina o sangue Rh positivo, enquanto o r é recessivo e determina o sangue Rh negativo. Diante dessa afirmação, marque a alternativa incorreta. *


a) Pais Rh negativo terão filhos apenas Rh negativos.

b) Pais Rh positivos não podem ter filhos negativos.

c) O indivíduo heterozigoto é Rh positivo.

d) Pai homozigoto dominante e mãe homozigota recessiva sempre terão filhos Rh positivo.


Anônimo: pra vc tbm

Respostas

respondido por: marigiorgiani
0

1. É possível concluir que é sangue do tipo B. Alternativa B.

Os resultados obtidos para análise foram:

I. Reação com soro anti-A: não aglutinou

II. Reação com soro anti-B: aglutinou

Quando se trata de sistema sanguíneo ABO, podemos analisar os tipos de sangue de acordo com as aglutininas e aglutinogênios presentes nas células. O aglutinogênio é o antígeno que promove a identificação daquela célula, enquanto a aglutinina é o anticorpo que vai reagir contra um antígeno específico.

Como houve aglutinação com soro anti-B, significa que os anticorpos reagiram ao antígeno B.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/24284929

2. Sabe-se que pais Rh positivos podem ter filhos negativos. Alternativa B.

Além da categorização do sangue em A, B, AB ou O, há a classificação em Rh positivo ou em Rh negativo, que é uma molécula de superfície responsável pela expressão de determinados antígenos e proteínas.

O Rh positivo é RR ou Rr, enquanto o Rh negativo é rr. Ou seja, se os pais forem Rh positivo heterozigotos, eles podem, sim, ter filhos Rh negativos.

Essa análise é importante também para o momento do parto. Na eritroblastose fetal a mãe que é Rh negativo gera um filho Rh positivo e durante o parto ela é sensibilizada e passa a produzir anticorpos anti-Rh. Ela precisa imediatamente receber tratamento para que não haja essa produção, pois em uma segunda gestação de um filho Rh positivo seu sistema poderia atacar o próprio feto.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/2664171

Anexos:
Perguntas similares