• Matéria: Português
  • Autor: evelyngregorio03
  • Perguntado 5 anos atrás

Este texto de Rubem Braga é um exemplo clássico do gênero narrativo conhecido por crônica. Assinale a alternativa que descreve as características desse gênero textual: *
A crônica prima pelo registro da norma culta, sintaxe e vocabulário rebuscados e exposição complexa de ideias.
A linguagem da crônica fala de perto ao leitor, sua composição é aparentemente solta e sua temática gira em torno do cotidiano das pessoas, via de regra.
Diferentemente de outros gêneros narrativos, a crônica faz uso excessivo de adjetivos na descrição detalhada de espaços e personagens.
Normalmente longas, as crônicas apresentam um requinte gramatical próprio de todo bom gênero literário narrativo​

Respostas

respondido por: joaopedrojps2902
13

Resposta:

gênero da crônica, entendida como um texto curto de periódico, que se aplica sobre um acontecimento pessoal, um fato do dia, uma lembrança, um lance narrativo, uma reflexão, tem movido escritores e leitores desde os primeiros periódicos. No pequeno espaço de uma crônica pode caber muito, a depender do cronista. Se ele se chamar Rubem Braga, pode caber tudo: esse mestre maior dotou a crônica de uma altura tal que pôde dedicar-se exclusivamente a ele ocupando um lugar entre os nossos maiores escritores, de qualquer gênero.

Jovens cronistas de hoje, com colunas nos grandes jornais, vêm demonstrando muita garra, equilibrando-se entre as miudezas quase inconfessáveis do cotidiano pessoal, às quais se apegam sem pudor, e a uma espécie de investigação crítica que pretende ver nelas algo de grandioso. É como se na padaria da esquina pudesse de repente representar-se uma cena de Hamlet ou de alguma tragédia grega; é como se, no banheiro do apartamento, o espelhinho do armário pudesse revelar a imagem-síntese dos brasileiros. Talvez esteja nesse difícil equilíbrio um sinal dos tempos modernos, quando, como numa crônica, impõe-se combinar a condição mais pessoal de cada um com a responsabilidade de uma consciência coletivista, que a todos nos convoca.

(Diógenes da Cruz, inédito)

As normas de concordância e a adequada articulação entre tempos e modos verbais estão plenamente observadas na frase:

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas similares