No Brasil colonial, nos séculos XVI e XVII, a economia açucareira teve muita importância, sendo a primeira forma de estabelecimento colonial efetivo empreendido pelos Portugueses.
O açúcar era um dos produtos mais requisitados pelo "Velho Mundo" no início da modernidade e, por isso, a cana-de-açúcar foi a cultura (no sentido de cultura agrícola) empregada no solo brasileiro. O comércio de açúcar era um dos mais internacionalizados, movimentando vários outros setores da economia mercantilista da época. O açúcar que passou a ser plantado no Nordeste do Brasil, por exemplo, era enviado pelos portugueses para a Holanda, em acordo com a Companhia das Índias Ocidentais, a fim de lá ser refinado.
A respeito da cultura do açúcar e desse período no Brasil colonial, podemos afirmar que:
b) Os escravos e sua mão de obra foram o grande fator de crescimento da cultura no Brasil colônia, pois eram em grande número e podiam ser substituídos, caso não suportassem.
c) Para cultivar a cana de açúcar foi necessário criar as condições adequadas do solo e para tal os donos do engenho se utilizaram de mão de obra livre, paga.
d) A cultura só foi possível dado o preço do produto no mercado e sua comercialização, isso interessou aos portugueses, que movimentaram a colônia.
a) O processo de produção no Brasil levou muito tempo para se concretizar, os Portugueses evitaram produzir qualquer coisa na colônia e a cana foi um ocaso.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
mano recebi essa pergunta em 1 prova minha a resposta e a c
Explicação:
porque ss confia no pai
respondido por:
2
Resposta:
letra b
Explicação:
acabei de colocar responder na minha simulação e era a "b"
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás