Respostas
O que é: O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes sociais menos favorecidas, as quais, via de regra, têm menor acesso à educação formal ou têm acesso a um modelo educacional de qualidade deficitária.
- O preconceito linguístico é o juízo de valor negativo para a forma de falar das pessoas que dominam o mesmo idioma. O Brasil apresenta uma grande extensão territorial ocupada por povos de várias culturas, como os índios brasileiros, imigrantes vindos de vários países europeus, a exemplo da França, e afrodescendentes. Importante destacar que o preconceito linguístico acontece no teor de deboche e pode gerar diversos tipos de violência (física, verbal, psicológica). Os indivíduos que sofrem com o preconceito linguístico muitas vezes adquirem problemas de sociabilidade ou mesmo distúrbios psicológicos.
Como podemos combater o preconceito linguístico?
° Em primeiro lugar deve-se oferecer educação para todos, de forma que as pessoas conheçam bem a língua formal, tanto escrita, quanto falada;
° Em segundo lugar, deve-se aprofundar estudos a respeito da sociologia das populações, para que se compreenda os modos de ser e perceber a linguagem;
° Em terceiro lugar, é importante aprofundar a discussão ética a respeito do preconceito: por que é que alguns tratam pessoas diferentemente, apenas por conta da linguagem?
Devemos tratar a variedade linguística como algo natural, que não existe uma variedade melhor que a outra. Cada pessoa fala de um jeito diferente e isso é natural, devido ao ambiente que vivem, as pessoas que têm contato, a região, etc.
Espero ter ajudado e bons estudos! :)
- taekook 123 -