(UEM -2009) - “No romantismo francês, o homem perde a soberania. As mulheres passam a ser objeto de adoração. O homem vive na órbita de sua misteriosa força, de sua superioridade sexual demonstrada pela maternidade. Ela complementa o homem, mas o seu papel é o de esposa e mãe, submissa e dependente. Ao mesmo tempo, ela é vista como dominadora, manipula os homens, conduz o relacionamento.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e Mulher a Caminho do Século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 36). Acerca das figuras femininas na arte romântica, coloque Verdadeiro ou falso:
( ) Personagens retiradas das mitologias e religiões da Antiguidade, como Salomé e Semiramis, serviram para retratar os traços dominadores e manipuladores, que muitos românticos atribuíam às mulheres.
( ) A expressão artística das obsessões masculinas descritas pelo texto chegou ao auge com Leonardo da Vinci, que fez da Mona Lisa e de Santa Ana as sínteses de todas os traços femininos desvalorizados pelos românticos.
( ) Ao contrário dos pintores, os romancistas ligados ao Romantismo não se interessavam de forma direta por personagens femininos, preferindo a caracterização de heróis galantes, aventureiros e conquistadores.
( ) O extraordinário e famoso quadro A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, uma exaltação à Revolução de 1830, na França, faz da mulher um símbolo materno a conduzir, com a bandeira francesa na mão, os filhos da pátria.
( ) Alguns românticos contribuíram para fortalecer as fantasias eróticas ocidentais, como foi o caso daqueles que se dedicaram à pintura de odaliscas e cativas sensuais, bem como dos que acreditavam ser desregrada a vida nos haréns orientais.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
Acho que V - F - F - V - V
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás