• Matéria: História
  • Autor: macalairoseli
  • Perguntado 5 anos atrás

Olá me ajudem por favor

O período Imperial do Brasil

Pois é, o Brasil também já teve reis e rainhas. Tudo começou com a vinda da família real para o Brasil em 1808. A permanência da Corte portuguesa de 1808 a 1821 e as realizações de D. João transformaram a vida no Brasil. O país adquiriu liberdade de comércio e foi aparelhado para se tornar autônomo. Além disso, a elevação à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves deu-lhe uma condição política semelhante à da antiga metrópole. O Brasil estava preparado para o seu desligamento definitivo de Portugal.
D. Pedro governou o Brasil como príncipe regente de 1821 a 1822. A aristocracia rural brasileira aproximou-se do príncipe para não perder os privilégios que possuía. As Cortes de Lisboa (governo de Portugal) tomaram várias medidas em relação ao Brasil. Exigiram obediência dos governos provinciais as suas ordens diretas, sem passar por D. Pedro, e retorno imediato de D. Pedro para Portugal.
O Processo de independência
As negociações realizadas entre as autoridades brasileiras e portuguesas ficaram marcadas pela intransigência dos portugueses e contribuíram para aumentar a resistência dos brasileiros em relação a Portugal. Esse distanciamento entre brasileiros e portugueses deu margem para o discurso de independência do Brasil, e é importante frisar que o desejo inicial dos brasileiros não era a separação.
Quando os portugueses exigiram o retorno de D. Pedro, os brasileiros reagiram e criaram o Clube da Resistência, que entregou um documento a D. Pedro, com milhares de assinaturas, exigindo a sua permanência no Brasil. Por causa dessa reação dos colonos é que D. Pedro declarou a sua permanência no país, em 9 de janeiro de 1822, no que é conhecido como Dia do Fico.
Os acontecimentos dos meses seguintes e a continuidade da posição intransigente e desrespeitosa (na visão dos colonos) são os fatores que levaram o Brasil à ruptura com Portugal. Nesse processo, D. Pedro foi muito influenciado por duas pessoas: D. Maria Leopoldina, sua esposa, e José Bonifácio de Andrada e Silva, seu conselheiro.
Em maio, ficou decretado o Cumpra-se, que determinava que as leis decretadas em Portugal só valeriam no Brasil com a aprovação pessoal de D. Pedro; e, em junho, foi convocada eleição para que fosse formada no Brasil uma Assembleia Nacional Constituinte. Ou seja, os colonos demonstravam o interesse de elaborar de uma Constituição.
A relação entre brasileiros e portugueses seguia deteriorando-se, e, no dia 28 de agosto de 1822, notícias chegaram de Portugal. Essas, na verdade, eram ordens, e as Cortes portuguesas exigiam o retorno imediato de D. Pedro para a metrópole. Nessas ordens também estava incluída a revogação de uma série de medidas em vigência no Brasil e classificadas pelos portugueses como “privilégios”.
As ordens foram lidas por D. Maria Leopoldina, que convocou uma sessão extraordinária em 2 de setembro e 1822 e nela assinou uma declaração de independência. Então organizou uma mensagem e enviou-a com caráter de urgência para D. Pedro, que estava em São Paulo.
Em 7 de setembro de 1922, próximo ao Rio Ipiranga, D. Pedro recebe a mensagem e proclama a independência. Depois da declaração de independência, D. Pedro foi aclamado imperador em 12 de outubro e coroado no dia 1º de dezembro com o título de Pedro I.


1-No dia sete de setembro de 1822, com o apoio dos grandes latifundiários, D. Pedro Proclamou a Independência do Brasil. Essa independência, entretanto, não foi aceita em todo o país. Em quais províncias houve lutas pela independência?
2- Qual o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e qual o motivo de seu interesse no reconhecimento da emancipação política do Brasil?
3-Qual o preço cobrado por Portugal para reconhecer a soberania do Brasil em 1825?
4 - A quem D. Pedro pediu dinheiro emprestado para “comprar” a independência e por que boa parte desse dinheiro nem chegou a sair desse país?
5- Qual foi a exigência feita pela Inglaterra para o reconhecimento da independência do Brasil em 1827?
6- Por que D. Pedro I fechou a Assembleia Constituinte de 1823 que tinha como objetivo elaborar uma Constituição para o país?
7- Sobre a Constituição Imperial de 1824, responda:
a) O que significa dizer que ela foi outorgada ?
b)Que forma de governo estabeleceu?
c) O imperador acumulava dois poderes, quais eram eles?
d) Que direitos o PODER MODERADOR delegava ao imperador?

Respostas

respondido por: luanaaa268
1

Resposta:

A resposta e a letra (C)

Explicação:

Confia,é o ciano

Perguntas similares