Respostas
As dificuldades para atingirmos a verdade na sociedade informatizada são várias, mas podemos listar as três mais preponderantes de um ponto de vista filosófico:
A mentira, travestida em expressões como "desinformação" e "fake news", é propagada com interesses escusos. A imprensa, que deveria ser a voz da população e sua principal defesa contra a manipulação de informação, acaba sendo o principal veículo que propaga falsidades ou meia-verdades. Por exemplo: empresas de fact-cheking, que se colocam como portadoras da veracidade dos fatos.
O ceticismo, que atingiu a filosofia desde seus primórdios, por acabar deixando a própria população desconfiada até da possibilidade de alcançar a verdade. Se uma parte não quer nem saber da verdade, a parte que a investiga e a detém em primeira mão também perderá o ânimo que move sua atividade.
O cinismo: nascido também na Grécia Antiga, o cinismo se transfigurou ao ponto de não apenas desconfiar da possibilidade da verdade, como o ceticismo, mas à virulência contra a verdade em nome de programas de poder. É geralmente neste ponto que a ideologia política ou mero interesse próprio entram em jogo e acabam determinando provocando tanto a mentira quanto o ceticismo.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/40584851