1) Dentre os inúmeros motivos as migrações no continente africano, são principalmente: *
1 ponto
a) Espontâneas pela simples necessidade de deslocamento.
b) São incentivadas pelos governos devido a paz existente entre as nações africanas.
c) São forçadas por motivos econômicos ou de conflitos armados.
d) São temporárias apenas pelo tempo que durar o trabalho desenvolvido.
2) Também encontramos no continente uma categoria recente de refugiados (reconhecidos a partir de 1985), chamados de: *
1 ponto
a) Refugiados do relevo.
b) Refugiados climáticos ou ambientais.
c) Refugiados da seca.
d) Refugiados da fome.
Respostas
Resposta:
1C 2B
Explicação:
1) As migrações no continente africano ocorrem principalmente por motivos econômicos ou conflitos armados (alternativa c).
Várias regiões do continente sofrem com a pobreza, o que é agravado pelas guerras armadas ligadas a questões territoriais, étnicas e religiosas. Estes fatores contribuem para que o continente atualmente seja considerado o mais pobre do mundo, embora tenha um grande potencial natural e humano.
É grande o número de pessoas que estão deslocadas dentro do próprio território africano ou espalhadas ao redor do mundo, que estão em busca de melhores condições básicas de vida. As regiões de onde as pessoas mais saem são: Sudão, República Democrática do Congo, Burundi, Nigéria, Costa do Marfim e Etiópia.
2) Na África também são encontrados os refugiados climáticos (alternativa b).
Nesta situação, as pessoas passam a migrar em virtude de alguma condição ambiental que impede ou dificulta a sua sobrevivência como secas, elevação do nível das águas e variações climáticas locais.
Ao contrário dos refugiados tradicionais que são perseguidos por algum grupo ou fogem da pobreza, os refugiados climáticos são mais resistentes à mudança, pois em grande número dos casos desejam permanecer na região de origem e passam morar em regiões próximas do entorno de sua antiga habitação. O que não resolve o problema, caso o problema ambiental ocorra também em seu entorno.
Esta categoria de refugiado não está elegível para receber proteção através de leis que um refugiado tradicional poderia receber. Isto acontece porque estas pessoas não se encaixam formalmente no conceito de refugiado.
O conceito de refugiado abrange somente aquelas pessoas que saem ou são forçadas a deixarem o seu país em virtude de perseguição religiosa, de raça, nacionalidade ou política.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/22996356