• Matéria: Português
  • Autor: landradefarias
  • Perguntado 5 anos atrás

“A língua pode transformar-se através do tempo devido a vários fatores vindos da própria sociedade, pois ela não é regida por normas fixas e imutáveis. Uma mesma língua sempre estará sujeita a variações, como a diferença de épocas, regionalidade, grupos sociais e diferentes situações, como a fala formal e informal.”

Fonte: Disponível em: .



Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. As mudanças na língua ocorrem todo mês. Nesse sentido, as estruturas gramaticais são modificadas e cada região do Brasil apresenta sua gramática normativa ou padrão que é frequentemente alterada nas escolas

PORQUE

II. as regras da gramática normativa/padrão não precisam ser estudadas, visto que as normas populares de grupos sociais variados representam a expressão linguística mais valiosa do Brasil.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.



B.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



C.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

D.
As asserções I e II são proposições falsas.



E.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Respostas

respondido por: iaenini26
0

Resposta:

políticas públicas são um meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades. As políticas públicas devem ser voltadas para diversas questões relacionadas à educação, saúde, meio-ambiente e desenvolvimento. Levando em consideração, que a temática das políticas públicas é bastante ampla e dizem respeito a toda a sociedade, não se pode falar de políticas públicas sem levar em consideração tais aspectos. As políticas públicas devem ser garantidoras de direitos.

Como fazer políticas públicas?

Não podemos cair na tentação de achar que a elaboração das políticas públicas é algo restrito a um grupo seleto da sociedade – apesar de, infelizmente, muitas vezes isso acontecer.

A elaboração das políticas públicas nasce de um desejo sincero de dialogar. Todos os homens e mulheres são candidatos e autorizados ao diálogo; neste, todos são bem-vindos: indivíduos, organizações, instituições públicas e privadas. O diálogo desses grupos sempre deve visar ao bem comum de todos, e o direito a tudo aquilo que envolve o bem comum já está garantido na Constituição.

Como exemplo de políticas públicas, tem-se o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sistema Nacional dos Direitos Humanos, etc.

Uma vez que a política pública é desenhada e implementada, precisa estar em constante avaliação. Sem avaliação, tem-se a tendência de fazer as mesmas coisas sempre do mesmo jeito, e isso ajuda a avançar. A avaliação ajuda a perceber o que é positivo e o que não é, e abre novas vias para novos processos. E o mais importante, isso sempre deve ser feito em constante diálogo entre todas as partes. Vale reforçar que a elaboração das políticas públicas é um esforço conjunto.

Existe a necessidade de uma maior participação das pessoas na elaboração de políticas públicas, projetando, assim, o presente e o futuro do Brasil, amparado no direito e na justiça, livre de desigualdades que assolam os mais pobres. É necessário formar um novo modelo de sociedade, diferente do modelo neoliberal dominante, fazer mudanças radicais na concepção do trabalho e do lazer, da educação e da cultura, dos impostos e das responsabilidades sociais dos cidadãos. A construção de um modelo de vida política deve ser feito por cidadãos, não por especialidades. O novo modelo de sociedade deve satisfazer as expectativas dos cidadãos.

Explicação:

denada:3

Perguntas similares