Por qual motivo os elefantes africanos estão ameaçados de extinção?
ajuda
Respostas
Resposta:Uma nova campanha do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) faz um alerta: a não ser que medidas urgentes sejam tomadas, o elefante africano pode ser extinto até 2040. De acordo com a organização, a população de elefantes africanos diminuiu 70% desde os anos 1980, sendo a caça para comércio ilegal de marfim o principal motivo.
A perda definitiva de elefantes africanos pode ter um efeito profundo sobre o ecossistema em geral (assim como qualquer outra espécie, claro). Isso porque o animal tem a capacidade de fertilizar grandes áreas, gerando importantes áreas verdes e de sobrevivência para outras especies.
Depois de atingir o pico em 2011, a caça furtiva de elefantes africanos diminuiu — mas não o suficiente: até 20 mil elefantes são mortos anualmente por causa de marfim ou carne ainda hoje. E o método é cruel: caçadores ultilizam armas ou flechas envenenadas que machucam o animal, mas não o matam imediatamente.
“Quando o elefante está no chão, os caçadores furtivos cortam seus tendões para imobilizá-lo, condenando-o a uma morte dolorosa. Para que o elefante perca mais rapidamente seu sangue, eles cortam sua tromba", explica Pauwel De Wachter, coordenador da WWF na África Ocidental, em comunicado.
Há duas espécies diferentes de elefantes africanos, o Loxodonta cyclotis, que vive na África Ocidental e na Bacia do Congo, e o Loxodonta africana, que pode ser encontrado em uma variedade de habitats em dezenas de países africanos.
espero ter ajudado:)