1-Como viviam os imigrantes alemães e italianos na época do presidente Getúlio Vargas ?
2-o que o presidente Getúlio Vargas temia?
3-O que aconteceu com muitos imigrantes ?
4-o presidente Getúlio Vargas decidiu formar a integração entre cultura dos imigrantes e a brasileira cite duas medidas da campanha nacionalização ajudem por favor tenho que entregar hoje às 15:30 por favor
Respostas
Resposta
Durante o Estado Novo, entre os anos de 1937 e 1945, o Brasil passou por uma extensa Campanha de Nacionalização, um processo de “abrasileiramento” das colônias de imigrantes e descendentes alemães, italianos e, em número menor, japoneses. O regime foi constituído pelo governo de Getúlio Vargas com o intuito de construir uma nacionalidade e identidade cultural uniforme para o país.
Para a operação da campanha, a principal ação era eliminar os chamados “quistos étnicos” do Brasil, ou seja, comunidades consideradas não integradas ou assimiladas ao conjunto da população brasileira. Esses locais criavam, na visão do Estado, um fator de desagregação para a emergente ideia de nacionalidade. O exercício da imprensa, que passava por importantes processos de desenvolvimento, também sofreu mudanças impostas pelo governo e foi peça marcante no período.