• Matéria: Ed. Física
  • Autor: lukinhaszli2014
  • Perguntado 5 anos atrás

A história e a inclusão de surdos, segundo Strobel (2009), segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos. Quando falamos sobre a história de inclusão de surdos, a valorização da língua de sinais para os surdos é uma das questões essenciais, como possibilidade de igualdade na sociedade. Disserte sobre a perspectiva do historicismo e a história crítica.

Respostas

respondido por: SavioSenna96
19

Resposta:

Perspectiva do Historicismo: os sujeitos surdos são narrados como deficientes e patológicos. São categorizados em graus de surdez. A educação deles deve ser somente de caráter clinico terapêutico e de reabilitação. A língua de sinais é vista como prejudicial aos surdos.  

Perspectiva da História Critica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda para se promoverem e se integrar à sociedade. Os surdos têm capacidade, mas continuam dependentes. A educação é vista como uma caridade aos surdos que precisam todo o tempo de ajuda para apoio escolar, porque têm dificuldades de acompanhar os outros.  A língua de sinais é usada somente como apoio ou recurso.

Explicação:

respondido por: heloisagoncalves745
4

A inclusão dos surdos nas perspectivas do historicismo e a história crítica

Perante a perspectiva do historicismo, a história de inclusão ou exclusão dos surdos não pode ser analisada segundo os parâmetros "politicamente corretos" que se vê hoje em dia, e sim perante a realidade que se vivia no momento em que tais indivíduos estavam encaixados, exemplo da Idade Média, onde as crenças religiosas os viam como incapazes, a na Idade Antiga como nocivos, por isso, eram excluídos ou mortos.

Já diante da visão da história crítica, se percebe que os surdos foram maltratados como seres humanos em tais períodos, pois mesmo sem audição ou fala, muito deles eram dotados de percepção e inteligência.

Em todos esses períodos, mesmo com os preconceitos e falta de recursos, essas pessoas foram acolhidas em uma pequena porcentagem, mesmo que de modo "escondido".

Mais sobre o conceito de surdez: https://brainly.com.br/tarefa/20781713

Anexos:
Perguntas similares