• Matéria: História
  • Autor: butterfly10
  • Perguntado 5 anos atrás

quais eram as principais correntes do republicanismo no final do império?​


larii435: Marca como a melhor resposta? Obg
butterfly10: dnd

Respostas

respondido por: minie22
1

Resposta: As correntes republicanas foram de viés: liberal, jacobino e positivista.

Explicação: Espero ter ajudado e bons estudos!!


butterfly10: obggg♥♥
minie22: dnd
respondido por: larii435
0

Resposta: As correntes republicanas foram de viés: liberal, jacobino e positivista.

Mesmo coerente, devemos salientar que essa leitura consolida uma visão bastante limitada sobre as figuras políticas e intelectuais que participaram desse momento de transição. A questão republicana no Brasil ganha tons bastante particulares considerando que os defensores desse novo regime não promoviam uma réplica das discussões e ideais no Velho Mundo, mas também conferia uma relação específica de como a República atingiria os problemas daquele tempo.

Bastante preocupados com a questão do desenvolvimento e da modernização do país, os republicanos brasileiros acreditavam que a monarquia operava como o grande sustentáculo do escravismo. Para eles, o uso da mão de obra escrava colocava o país em posição social, econômica e moral inferior em relação às demais nações industrializadas que abandonaram esse tipo de relação de trabalho. De tal modo, o império era combatido por nutrir o próprio atraso nacional.

Desse modo, vemos que o republicanismo desenvolvido no Brasil Império parecia instaurar uma visão dicotômica entre os problemas da época e a respectiva solução para os mesmos. Em outras palavras, enquanto o governo imperial representava a origem e a manutenção de várias mazelas e atrasos, a República se postava como a mais moderna e apropriada solução para que novos tempos fossem vividos. No entanto, não cabe dizer que os republicanos pensavam o novo regime da mesma forma.

Explicação: Espero ter  ajudado :)

Bons Estudos!

Perguntas similares