Questão 01 - A ocupação e a consequente colonização do território brasileiro foram marcadas por uma relação de exploração imposta pela metrópole portuguesa. Com o objetivo de garantir a posse da terra, a ocupação se fez necessária, porém a lucratividade desejada seria obtida por intermédio do extrativismo do pau-brasil e dos diversos ciclos econômicos que sucederiam o início da colonização em 1530. Nesse cenário, a cana-de-açúcar foi o primeiro grande ciclo em terras brasileiras. Entre os motivos que geraram a escolha da cana-de-açúcar, podemos citar: *
(A) o alto valor de mercado europeu e o fato de a cana-de-açúcar ser nativa do Brasil.
(B) o alto valor de mercado europeu, além de o clima e o solo serem favoráveis.
(C) o amplo conhecimento das técnicas de cultivo dos povos indígenas e as relações de cooperação entre os portugueses e as populações nativas.
(D) o conhecimento das técnicas de cultivo por parte dos portugueses e o valor pago pelos indígenas na compra do açúcar.
(E) o clima favorável ao cultivo, além da ótima adaptação das populações nativas ao trabalho nas lavouras.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Letra B
Explicação:
Na apostila no Capítulo 22 (A economia açucareira- página 49) está descrito os motivos que justificaram a escolha do produto (açúcar):
- O produto era extremamente valorizado no mercado europeu, por ser considerado uma especiaria;
- Os portugueses conheciam as técnicas de cultivo desde o século XV. A Ilha da Madeira e Açores (na África) serviram de "laboratório" com vistas à aquisição da experiência necessária para a produção em larga escala;
- O clima e o solo do território brasileiro eram propícios ao cultivo de cana-de-açúcar.
Conclusão:
A letra B é a que mais se encaixa dentre as alternativas em conclusão com a explicação.
Espero ter ajudado ; )
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás