• Matéria: História
  • Autor: gornaldinhodamama
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir: “Entre 1740 e 1771, a região, inteiramente demarcada pelas autoridades e já constituindo o 'distrito diamantino', foi entregue a contratadores, como o famoso João Fernandes de Oliveira. Problemas de administração e contrabando crescente, além das sempre presentes dificuldades de comercialização no mercado mundial, fizeram com que o Estado assumisse a exploração da área. A Real Extração passou a ser regulamentada por um severo regimento, chamado “Livro da Capa Verde”, ficando o distrito sob a responsabilidade de um intendente nomeado pelo governo metropolitano”. (Wehling, Arno. Formação do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. p. 213.)

O texto acima aponta uma mudança substancial na administração da extração de pedras preciosas na região do Distrito Diamantino a partir de 1640. Essa mudança foi possível, sobretudo, pela instituição.
sobre o que essa pergunta fala?


gornaldinhodamama: favo responde ae

Respostas

respondido por: seixascrys27
11

Resposta:

A Guerra dos Emboabas ocorreu entre 1706 e 1709 e levou esse nome em decorrência do apelido que foi dado aos migrantes de outras capitanias que chegaram às minas paulistas. Os “emboabas”, liderados por Manuel Nunes Viana, procuraram enfraquecer a hegemonia dos paulistas nos centros mineradores, o que desencadeou o conflito.

Perguntas similares