Como a Segunda Guerra Mundial influenciou no processo de descolonização da África?
Respostas
Resposta:
Enfraquecimento das potências, Luta contra ideias neocolonialistas e criação da Guerra Fria
Explicação:
A África e Ásia passaram por um processo de neocolonização, que os europeus, baseados no darwinismo social impuseram sua cultura como a melhor e mais desenvolvida, e criaram o "fardo do homem branco". Esse movimento veio em resposta direta à industrialização e novas sociologias da época. Basicamente eles se utilizavam desses povos de duas formas. Como mão de obra extremamente barata e como mercado de consumo, para vender os produtos industrializados para eles e girar a grande roda da economia. Socialmente a desculpa utilizada para a invasão a esses espaços era trazer o "progresso" para essas regiões, e uma cultura "melhor" para eles.
Uma visão do enfraquecimento está no livro Homo Sapiens, ele fala que com o passar do tempo, com o contato com essa cultura, o povo acaba a incorporando, e assim o motivo para esse país ser considerado inferior ao outro acaba. Assim este ao tentar subir no mesmo nível gera uma tensão que acaba separando os dois. Nessa visão, mesmo se não houvesse a guerra haveria uma descolonização.
Porém ainda não havia essa incorporação da cultura, que também, mantém em conflito os países, pois outra cultura esta controlando essa. Isso fica evidente nas inúmeras revoltas e rebeliões que aconteciam, mas os impérios já bem estabelecidos destruiam com facilidade, e usavam as outras colônias também para isso. Porém com a desestabilização na segunda guerra, principalmente militar e econômica, ficava mais fácil a criação de rebeliões e guerras de independências, e quantas mais independências aconteciam, mais fraco o império ficava e assim por diante.
Um outro ponto importante é que a Alemanha Nazista ao se utilizar dos valores do darwinismo social, com o povo ariano, como o melhor povo, fazia com que os países contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), os Aliados, buscassem a ideia de igualdade para enfrentá-los, e essa ideia se encontrava em conflito direto com os pilares de fundação do neocolonialismo. E como na Segunda Guerra Mundial aconteceu com o Brasil, que os soldados ao lutarem contra a ditatura, voltaram e entraram em conflito com Getúlio Vargas o tirando do cargo, os soldados da expedição britânica, ao lutarem ao lado dos aliados contra a desigualdade e darwinismo social, ao voltarem aos seus países entraram em conflito contra os valores do neocolonialismo, e a hipocrisia dos governos.
O ultimo ponto de grande importância é a Guerra Fria que foi gerada pela segunda guerra mundial. O EUA e a URSS ao buscarem constantemente novos países para colocar na zona de influência, apoiavam as independêcias com suporte militar, politico e econômico. Isso aconteceu no Vietnã, que era da França, na Angola, de Portugal, e em muitos outro países. A Guerra Fria gerou independências pois ao mesmo tempo que distraia o foco dos países europeus para a Europa e as tensões crescentes, haviam potências tentando puxar para si novos países, apoiando independência, por isso a Guerra Fria é provavelmente um dos pontos mais importantes na descolonização, tanto na África, quanto na Ásia.
Espero ter ajudado ;)
Poderia colocar minha resposta como a melhor?
A 2° GM influenciou o neocolonialismo, um novo modo de colonizar a África financeiramente, principalmente