Respostas
Resposta:
Explicação:
Os grupos fundamentalistas não aceitam nenhuma opinião contrária às crenças que consideram mais importantes. Por isso, esses grupos tendem a se isolar do resto do mundo e a defender com muita força sua ideologia.
Leonardo Boff explica que o fundamentalismo não é uma doutrina, mas uma forma de interpretar e viver a doutrina. Assumindo a verdade das escrituras sagradas para manter sua verdade essencial.
Essa prática traz em si graves consequências pois, quem se sente portador de uma verdade absoluta, não pode tolerar outra verdade e seu destino é a intolerância.
Essa intolerância gera o desprezo e agressividade pelo outro, e por fim, a guerra contra o erro a ser combatido, terminando em incontáveis conflitos religiosos.
Também podemos falar de outros tipos fundamentalistas, como o fundamentalismo político. Atualmente, o conceito, por si só, é muito confundido com fanatismo e terrorismo, pois religiosos fundamentalistas tem se alimentado do fanatismo e do terrorismo como forma de atingir seus propósitos.
O fundamentalismo está muito presente nas religiões monoteístas. Judeus, cristão e muçulmanos vivem conforme a convicção de ser o povo escolhido e portanto, portador da revelação do Deus único e verdadeiro sendo seu dever disseminar sua crença em todo o mundo.