C) ASSIM QUE FOI PUBLICADO, O POEMA “NO MEIO DO CAMINHO” FOI MUITO CRITICADO. PESQUISE O PORQUÊ DO POEMA TER SIDO PROFUNDAMENTE CRITICADO NA ÉPOCA.
D) SEGUNDO O TEÓRICO GILBERTO MENDONÇA FILHO HÁ UMA EXPLICAÇÃO COM RELAÇÃO AO FATO DA PALAVRA “PEDRA”, UTILIZADA NO POEMA, TER AS MESMAS LETRAS DA PALAVRA “PERDA”. QUE EXPLICAÇÃO SERIA ESSA?
E) QUE LINGUAGEM FOI UTILIZADA POR DRUMMOND NO POEMA? EXPLIQUE.
F) QUEM FOI CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE? E QUAIS FORAM SUAS PRINCIPAIS OBRAS?
G) A QUAL PERÍODO LITERÁRIO ELE PERTENCEU? E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE PERÍODO LITERÁRIO?
Ajudem pfv
Respostas
Resposta: D) O teórico Gilberto Mendonça Teles sublinha o fato da palavra pedra conter as mesmas letras da palavra perda (trata-se da presença da hipértese, uma figura de linguagem). O poema teria sido então uma espécie de túmulo para o filho e também uma lição de como o Drummond escolheu processar esse triste acontecimento pessoal.
E) Uma linguagem simples cotidiana e clara
F) Carlos Drummond de Andrade foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo. Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista. Foi precursor da chamada "poesia de 30" com a publicação da obra "Alguma Poesia".
obras: Contos de aprendiz, boca de luar, a rosa do povo, sentimento do mundo, Antologia poética ...
G)modernismo brasileiro
Autor pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro, Drummond apresenta uma poesia com liberdade formal e temática sociopolítica. No entanto, seus textos são marcados, principalmente, por temas do cotidiano, que, mesmo culturalmente localizados, assumem um caráter universal.
Explicação:
espero ter ajudado só uma pergunta você e do Colegio Curso Arco??