Respostas
Resposta:
Uma das principais críticas ao lockdown está associada aos seus impactos econômicos, tanto sobre os negócios quanto sobre a situação financeira da população em geral.
De fato, com as empresas fechando as portas é possível ver um aumento nas falências, especialmente entre pequenos e médios empreendimentos. Sem vendas, esses negócios não têm recursos para continuar operando até que seja possível retomar a rotina normal.
Além disso, em tempos de lockdown adotado como medida sanitária, as pessoas podem ter seus salários reduzidos (uma tentativa de reduzir o número de demissões) ou perder os empregos. Como consequência, muitas famílias precisam recorrer a crédito para pagar as contas e contraem dívidas.
No entanto, é preciso ter em mente que os problemas econômicos podem ser superados com outras medidas, que compensam os impactos negativos do lockdown. Um exemplo disso é a distribuição de recursos assistenciais como o Auxílio Emergencial, que foi adotado pelo governo brasileiro durante a pandemia.