sobre o gênero reportagem: i. gênero textual jornalístico não literário veiculado nos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. ii. tipo de texto tem o intuito de informar, ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores. iii. uma notícia expositiva, informativa, descritiva, narrativa ou opinativa, que não deve ser confundida com a notícia ou os artigos opinativos. 1. das afirmativas acima, quais são corretas? * 1 ponto a) somente a afirmativa i está correta. b) somente a afirmativa ii está correta. c) somente as afirmativas ii e iii estão corretas. d) somente a i e a ii estão corretas. sobre as principais características da reportagem, leia as frases abaixo, analisando se são verdadeiras ou falsas: ( ) textos escritos em primeira e terceira pessoa, e presença de títulos. ( ) foco em temas sociais, políticos, econômicos. ( ) linguagem rebuscada. ( ) discurso direto e indireto. ( ) texto muito subjetivo e linguagem informal. após a análise, qual a sequência encontrada? * 1 ponto a) v, f, v, f, v b) v, v, f, v, f c) f, v, f, f, v d) f, v, f, v, f
Respostas
Resposta:
1 - A correta é a letra D. somente a I e a II estão corretas.
2 - A correta é a letra B. V, V, F, V, F
Explicação:
1) I- Verdadeira. A reportagem é considerada um texto jornalístico não literário. Aparece em diferentes meios de comunicação, como jornal impresso, rádio, televisão, internet, etc.
II- Verdadeira. A reportagem é um texto informativo, tem como objetivo informar o leitor, com uma linguagem objetiva e impessoal. É utilizado a terceira pessoa do singular para comunicar.
2) I - Verdadeira. A reportagem é escrita em primeira e terceira pessoa, tem a presença de título, subtítulo, corpo do texto, etc.
II- Verdadeira. As reportagens têm como em temas sociais, econômicos e políticos que são de interesse da população.
III- Falsa. Não apresenta uma linguagem rebuscada, mas simples e objetiva, para que o leitor compreenda de imediato.
IV- Verdadeira. A reportagem apresenta discurso direto e indireto, a partir das falas dos entrevistados.
V- Falsa. A reportagem não é subjetiva, já que o intuito é que o leitor compreenda a informação de imediato, por isso é objetiva.