• Matéria: História
  • Autor: rebeca200007
  • Perguntado 5 anos atrás

diversas disputas pelo controle da área mineradora levaram um enfrentamento armado entre paulistas e emboabas, que ficou conhecidos como:

a-guerra dos emboabas.
b-guerra dos mineradores.
c-guerra dos paulistas.
d-guerra dos bandeirantes.

eh URGENTE!!!!!!!!​​


gesoalves8: tu é pika
luizfelipibatistasar: obrigado
luizfelipibatistasar: espero ter ajudado
rebeca200007: de nada
rebeca200007: ajudou d+
gesoalves8: mano vamo fazer uma brotheragem
rebeca200007: cala a boca. boca de foça
luizfelipibatistasar: no seu cu
luizfelipibatistasar: desgraça
gesoalves8: na brotheragem pode

Respostas

respondido por: luizfelipibatistasar
1

Resposta:

LETRA (A) GUERRA DOAS EMBOABAS.

Explicação:

A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. O primeiro grupo, formado pelos bandeirantes paulistas, havia descoberto a região das minas e, por esta razão, reclamava a exclusividade de explorá-las. Já o grupo heterogêneo composto de portugueses provenientes da Europa e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da costa leste nordestina, liderado por Manuel Nunes Viana, era pejorativamente apelidado de "emboabas" pelos paulistas.

Em novembro de 1708, Cachoeira do Campo, hoje distrito de Ouro Preto, foi um dos palcos do sangrento conflito envolvendo os direitos de exploração de ouro na futura Capitania de Minas Gerais. Este episódio não foi todo esclarecido ainda, sendo que, nele, várias passagens permanecem obscuras. Uma das teses levantadas é a que diz que tudo começa quando a frente luso-nordestina se choca com os paulistas subindo o rio São Francisco com seu gado.


rebeca200007: obrigada
Perguntas similares