1- "Folga, nego, branco não vem cá; Se vier, o diabo há de levar. Samba, nego, branco não vem cá; Se vier, pau há de levar. (Cantiga de Quilombo, dança folclórica alagoana) Sobre a utilização do trabalho escravo, podemos afirmar que:
a submissão dos indígenas foi eficiente, pois eles não ofereciam resistência à dominação, já que eram familiarizados com o meio ambiente
a escravização dos indígenas não foi satisfatória, pela oposição das ordens religiosas, apesar do apoio da legislação oficial à utilização desses indivíduos
a Igreja católica condenava a imposição da escravidão aos africanos e estimulava as fugas, em protesto contra as práticas cruéis
a habilidade dos africanos em atividades como a criação de animais e a agricultura era uma das vantagens oferecidas, apesar de os africanos serem menos resistentes às epidemias
a utilização dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo tráfico intercontinental, apesar de os africanos resistirem à dominação, organizando-se em quilombos
2-Como a natureza, os habitantes da África convivem desde sempre em um ambiente cultural cheio de contrastes. As pessoas através do continente possuem diferenças marcantes, seja qual for a comparação: falam um vasto número de línguas, praticam diferentes religiões, vivem em uma variedade de tipos de habitações e se envolvem em um amplo leque de atividades econômicas. Marque a forma de organização mais antiga dos povos africanos *
comunidades cooperativas
tribos
sociedades comunitárias
grupos com a presença de um líder eleito pela maioria
não havia organização, eram andarilhos individuais.
3-O objetivo de encontrar indígenas no interior da América era comum a bandeirantes e jesuítas nas colônias portuguesas. No entanto, as intenções de jesuítas e bandeirantes em ter contato com estes povos eram distintas. A opção que apresenta os objetivos de bandeirantes e jesuítas com os povos indígenas, respectivamente, é: *
Catequizar e alfabetizar
Destruir e expulsar
Catequizar e escravizar
Escravizar e catequizar
Educar e catequizar
4- Os povos bantos e iorubás foram peças importantíssimas para a formação de uma cultura afro-brasileira. Oriundos de regiões africanas, que correspondem atualmente a Costa do Marfim, Camarões, Angola, Congo, Tanzânia, Quênia, Moçambique, África do Sul, entre outras, chegaram ao Brasil porque faziam parte de grande número dos grupos escravizados durante o período colonial.A respeito das influências dos bantos e iorubás no Brasil, podemos citar todas estas, EXCETO: *
Capoeira
Candomblé
Maxixe
Barroco na região das Minas Gerais
Acarajé
5-Uma das características dos cuxitas é o fato de não fazerem distinção de poderes entre homens e mulheres. Podemos dizer então que coexistiam os sistemas patriarcal e matriarcal.Quando eram líderes, as mulheres recebiam o título de: *
Imagem sem legenda
Sacerdotisa
Deusa
Rainha
Candace
Faraó
6- Pode-se afirmar que a história abaixo, contada pelo povo Iorubá, trata-se: *
Imagem sem legenda
Da verdadeira origem do mundo e dos homens, transmitida de forma oral pelos iorubás, de geração em geração.
De uma mentira criada pelos líderes iorubás, todos sacerdotes de Obatalá, para controlar seu povo.
De uma teoria científica para a origem do mundo e do homem que só caiu em desuso com os avanços dos estudos geográficos e biológicos.
De uma heresia, uma vez que a verdadeira explicação para a origem do mundo é aquela descrita no Antigo Testamento da Bíblia.
De uma explicação mitológica construída pelos iorubás para interpretar simbolicamente os fenômenos da natureza.
7-Sobre a longa história do reino de Axum, pode-se afirmar que: *
Imagem sem legenda
acreditaram em vários deuses até sua total desintegração no século XIX d.C.
foram totalmente dominados no século III d.C pelo império romano.
foi só com o rei Ezana, no século IV d.C, que se converteram ao cristianismo.
sua formação social foi planificada e sem hierarquias entre os cidadãos.
viveram isolados e sem receber influências externas até o século XV d.C.
8- O conjunto de imagens abaixo indica que o trabalho escravo: *
Imagem sem legenda
pendia do trabalho de escravos árabes muçulmanos, ligados somente a atividades comerciais e domésticas
Era utilizado somente no ambiente rural, principalmente nas plantações de mandioca e cana de açúcar
Era utilizado nas diferentes atividades econômicas desenvolvidas nas colônias, tanto nas cidades como no ambiente rural
Inibia o uso de escravos em atividades domesticas, consideradas demasiadamente leves para escravos fortes e robustos
Observava o pacto colonial, sendo utilizado somente em atividades voltadas para o mercado internacional, como a mineração e a produção de açúcar
urgente
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ahh, não entendi, tem alguma pergunta??
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Questão 1: A utilização dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo tráfico intercontinental, apesar de os africanos resistirem à dominação, organizando-se em quilombos.
Explicação:
espero ter ajudado!
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