qual é a influência que os rios Tocantins e Araguaia exercem no desenvolvimento do então norte de Goiás
Respostas
Resposta:
bacia tocantins araguaia
– Araguaia está localizada na região centro-norte brasileiro. Essa bacia se estende pelos seguintes estados do Brasil: Tocantins; Goiás; Mato Grosso; Pará; Maranhão e Distrito Federal, sendo composta pelos seus principais afluentes, o rio Tocantins e o rio Araguaia.
O rio Tocantins nasce no estado de Goiás e percorre aproximadamente 1.900 quilômetros até alcançar o rio Araguaia, onde deságua. O rio Araguaia percorre cerca de 2.600 quilômetros até atingir a foz que fica no Oceano Atlântico.
Bacia Tocantins - Araguaia
Araguaia abrange cerca de 967.059 km², drena aproximadamente 10% do território nacional e os principais rios dessa bacia hidrográfica tem as suas nascentes localizadas dos divisores do Planalto Central. Seu relevo é considerado monótono.
A nascente do rio Araguaia fica na Serra do Caiapó – paralelo 18º, na fronteira entre os estados de Mato Grosso e Goiás. Já o rio Tocantins nasce no estado de Goiás – ao norte de Brasília. O curso inferior do rio Tocantins se inicia no Escudo Brasileiro e deságua no Delta do Amazonas, que está localizado na baía de Marajó.
Os principais biomas dessa bacia são: Amazônia que fica ao norte e ao noroeste, Cerrado que engloba todas as outras áreas e a foz do rio Tocantins é do tipo estuário (meio aquático transitório entre um rio e o mar) do rio Amazonas. Os principais rios da região são vias essenciais de comunicação para a população local.
A bacia Tocantins – Araguaia tem um potencial hidroelétrico que gira em torno de 27,5 mil MW. Seus principais afluentes são o rio Tocantins e o rio Araguaia e as usinas mais importantes da região são: a Usina Hidroelétrica de Tucuruí e a Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães.
Toda a região dessa bacia abrange dois importantes tipos de composições vegetativas que são a Floresta Amazônica e o Cerrado e apesar dela apresentar uma baixa densidade demográfica, ou seja, é pouco povoada. O índice de degradação do meio ambiente é alto e gira em torno das atividades a usina de Tucuruí e da rodovia que liga Belém, capital do Pará a Brasília – DF.
Economia da Bacia
A maior parte do rio Tocantins é navegável e sendo assim, ele funciona como uma essencial via de transporte fluvial para escoar os produtos gerados na região, em especial a soja que é produzida em larga escala na região central do Brasil. Toda a energia que a usina de Tucuruí que fica no estado do Pará, abastece a maioria das cidades da região centro-norte do país.
A usina de Tucuruí também é utilizada por empresas que exploram minérios, basicamente aquelas que estão estabelecidas na Serra dos Carajás – Pará. Além da mineração, atividades socioeconômicas como a agricultura, a pecuária e a pesca também são desenvolvidas nos rios afluentes dessa bacia hidrográfica.
A praticabilidade do transporte hidroviário não se expande porque se choca com a estrutura dos principais rios da área que ostentam áreas de cachoeiras e corredeiras. Essa questão acaba impedindo um maior desenvolvimento da região, mas que se for para analisar a possibilidade de alavancar o crescimento econômico, seria necessário pensar em uma proteção ambiental.
Clima da Região
O clima da bacia Tocantins – Araguaia é continental tropical, principalmente na região da sub-bacia do rio Araguaia. Esse tipo de clima se dá por causa da posição continental específica que ela ocupa, sem sofrer qualquer confluência intertropical.
Trata-se de um clima semi-úmido com maior tendência para o úmido, apesar das savanas tropicais terem a possibilidade de ficarem secas por quatro ou cinco meses do ano.
O clima possui característica específicas de uma precipitação média anual que gira em torno de 1.600 milímetros. O período em que ocorrem mais chuvas fica entre os meses de outubro e abril. O mês de maio é a fase de transição para o período seco que se estabelece entre os meses de junho e setembro.
Conforme a latitude da região aumenta, as temperaturas médias acabam diminuindo e se estabilizando em aproximadamente 24° C e 25° C nas bacias do rio Javaés (braço menor do rio Araguaia) e do rio Formoso que fica no estado de Tocantins. São áreas com baixas amplitudes térmicas, caracterizadas principalmente pela topografia típica da região que é de uma planície.
Problemas Ambientais
A região da bacia Tocantins – Araguaia possui grandes problemas ambientais que são provocados, basicamente pela exploração mineral e também pelo crescimento de atividades agropecuárias.
A atividade de mineração é responsável pela grande e crescente poluição dos rios e a agropecuária tem provocado a multiplicação de desmatamento com intuito de ampliar as áreas propícias para desenvolver a agricultura e a pecuária.
5 Principais Rios
• Rio Tocantins
• Rio Araguaia
• Rio Açaí
• Rio Anapu
• Rio Arataú
Explicação:
espero ter ajudado