PUC – MG)
“Para produtos e capital, a globalização acabou com as fronteiras. Para as pessoas, não.”
Época, 3 jul. 2006. p. 38.
A diferença de nível de vida leva milhares de habitantes de países pobres a buscar novas oportunidades nos países ricos, gerando problemas de imigração. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar:
a) A motivação que impulsiona o processo migratório, antes de ser um processo de expulsão pela falta de perspectiva de trabalho no país de origem, é resultante da atração que os países ricos exercem sobre os países pobres.
b) As restrições impostas à migração têm gerado políticas cada vez mais rígidas de controle de fronteiras, condicionando o surgimento de inúmeros itinerários de rotas não convencionais.
c) A acolhida e a rejeição da mão de obra imigrante são partes de um mesmo processo: países ricos precisam de sua força de trabalho para tarefas menos qualificadas ao mesmo tempo que desenvolvem resistência contra suas características étnico-culturais.
d) As migrações internacionais não foram estancadas pelo processo de globalização, pois, a despeito de uma considerável geração de trabalho nos países fonte de migrantes, a globalização tem contribuído, entre outras coisas, para a primarização das economias, a concentração de renda e a ampliação das desigualdades sociais nos países periféricos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás