1. A mata atlântica é um dos biomas com maior biodiversidade do planeta. Entretanto, cerca de 94% de sua cobertura original já foi devastada. Entre as características dessa floresta podemos destacar:
a) Hidrófila, rarefeita, latifoliada e perene.
b) Higrófila, densa, aciculifoliada e perene.
c) Higrófila, densa, latifoliada e caducifólia.
d) Higrófila, densa, latifoliada e perene.
e) Hidrófila, densa, aciculifoliada e perene.
Outro:
Limpar seleção
2. A caatinga é o bioma típico do sertão nordestino. Sua vegetação é do tipo xerófila, que significa:
a) São espécies perenes, com raízes rasas e densa
b) São espécies perenes, com raízes profundas e densa
c) São espécies caducifólias, com raízes rasas e rarefeita
d) São espécies caducifólias, de raízes rasas e densa
e) São espécies caducifólias, com raízes profundas e rarefeita.
3. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, e possui uma área original de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados. Sobre esse domínio florestal, podemos afirmar que:
a) habita regiões de clima úmido durante todo o ano.
b) possui baixa diversidade ambiental.
c) contém vegetações com espécies arbustivas e herbáceas, adaptadas ao solo ácido.
d) encontra-se apenas em regiões de solos básicos e férteis.
e) apresenta a maior parte de sua área original conservada
4 A imagem abaixo representa qual tipo de bioma mundial?

a) Floresta amazônica
b) Savana
c) Tundra
d) Caatinga
e) Coníferas
5. A mata atlântica começou a ser devastada desde o período colonial. Nesse contexto, dois ciclos econômicos foram marcantes para o início da ocupação desse bioma, são eles:
a) Drogas do sertão e borracha
b) Drogas do sertão e pecuária
c) Pecuária e borracha
d) Cana de açúcar e pecuária
e) Ouro e algodão
6. O Pantanal Mato-grossense constitui-se como uma das mais importantes paisagens vegetais do mundo, entre outras razões, devido à sua biodiversidade e características únicas. Sendo assim, assinale a alternativa que indique corretamente uma característica desse ambiente.
alguém pode me ajudar? preciso responder até amanhã:((
Respostas
1) A alternativa correta é a letra d) Hidrófila, densa, latifoliada e perene.
A Mata Atlântica é um conjunto de vegetações e ecossistemas que inclui florestas ombrófila densa, perenifólias latifoliadas hidrófilas costeiras conhecidas como floresta costeira.
A Mata Atlântica é considerada patrimônio nacional pelo seu risco de extinção. Atualmente é considerado o menor bioma do Brasil, com cerca de 27% de cobertura estendida pelo Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
2) A alternativa correta é a letra b) São espécies perenes, com raízes profundas e densa.
A característica das xerófilas são em virtude da melhor adaptação do clima seco, por isso possuem raízes densas e profundas, que permite o reaproveitamento melhor da água que adentra o solo.
3) A alternativa correta é a letra c) contém vegetações com espécies arbustivas e herbáceas, adaptadas ao solo ácido.
O cerrado brasileiro está localizado em regiões de clima seco, em 13 estados do Brasil, estando em solos ligeiramente ácidos, com predomínio de espécies herbáceas e algumas arbustivas.
4) A alternativa correta é a letra a) Floresta amazônica.
A floresta amazônica é maior floresta tropical do mundo, caracterizada por sua rica biodiversidade e por ser um ecossistema de grande valia para o mundo, sendo considerada o pulmão do planeta. Sozinha, corresponde a cerca de 53% das florestas tropicais existentes no mundo.
5) A alternativa correta é a letra d) Cana de açúcar e pecuária.
A exploração do Pau Brasil no século 16 no nordeste provocou grande devastação da Mata Atlântica no período colonial, atrelado a pecuária principalmente com a criação de gados.
6) A alternativa correta é a letra e) A conservação ambiental do Pantanal atende aos diferentes interesses dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que compartilham esse rico ecossistema. Contudo, a facilidade de acesso e de ocupação com atividades agropecuárias tradicionais tem contribuído para a degradação desse ambiente.
Uma das grandes dificuldades de preservação do Pantanal está em sua extensão e os diferentes pontos de exploração espalhados ao longo do território, sobretudo com as atividades ligadas a agropecuária.
Complementando a tarefa com as alternativas, temos:
a) O Pantanal ocupa um vasto planalto cristalino de inundação com altitudes que podem variar entre 600m e 900m na maior parte de sua área.
b) Os índices de devastação do Pantanal estão entre os mais elevados do país, perdendo apenas para os da Floresta Amazônica, ambos superiores a 80% de suas áreas de cobertura original.
c) Os índices de pluviosidade são inferiores aos verificados na maior parte da região Centro-Oeste. As inundações periódicas justificam-se mais pela topografia da Bacia do rio Paraguai do que propriamente pelo volume das chuvas, concentradas no verão.
d) A região do Pantanal tem sido amplamente explorada pelos cultivos de soja, trigo e pela criação intensiva de gado bovino. Devido às suas elevadas altitudes, grandes quantidades de agrotóxicos aplicados na região se deslocam para as áreas de chapadas do Cerrado Brasileiro.
e) A conservação ambiental do Pantanal atende aos diferentes interesses dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que compartilham esse rico ecossistema. Contudo, a facilidade de acesso e de ocupação com atividades agropecuárias tradicionais tem contribuído para a degradação desse ambiente.
Bons estudos!