• Matéria: Inglês
  • Autor: Kauanmobile
  • Perguntado 5 anos atrás

.A herança da escravidão para o Brasil.


Historicamente, a escravidão persistiu como principal forma de trabalho no Brasil, durante o período em que o país foi colônia de Portugal e no período de pós independência. Durante mais de 300 anos, o trabalho escravo permaneceu como base da economia brasileira, sendo abolido em 13 de Maio de 1888 através da Lei Áurea,
assinada pela Princesa Isabel.

Mesmo extinta a escravidão, o governo não planejou e nem criou formas para promover a inserção social do negro: ele permaneceu marginalizado. Apesar de constituir a maior parcela da população, o negro permaneceu sem ser reconhecido como cidadão. Raras vezes pôde ter acesso à educação e, consequentemente, arranjar um bom emprego e então ter condições de adquirir uma moradia segura. Mas, principalmente, continuou sofrendo com o preconceito étnico, o que pode justificar a violência que a população negra sofre no Brasil, como vem sendo noticiado atualmente.

Violência Étnica

Trazendo o problema para a era contemporânea, a violência étnica existe e é fortalecida por uma parcela da sociedade brasileira e mundial. No Brasil, isso fica evidente em fatos do cotidiano: há
uma grande diferença no que diz respeito à distribuição de segurança entre brancos e negros.

Ano passado, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizou uma pesquisa que explicita que a população negra é mais violentada no Brasil. Comprovou-se que, a cada três assassinatos no país, dois deles são de negros. Além disso, obteve-se o dado de que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio no Brasil é 3,7 vezes maior do que um branco.

O estudo do professor Sérgio Adorno, diretor da FFLCH USP, que consta no 4º Boletim de Análise Político-Institucional do Ipea, ressalta que há uma criação de estereótipo racista. O professor diz que, apesar de não existirem dados que comprovem que os negros cometam mais crimes que os brancos, é a população negra que sofre a maior vigilância por parte da polícia, além disso, é a mais propensa a sofrer punições.

Mesmo sabendo-se que é dever do Estado fornecer segurança aos cidadãos, independente de suas características físicas, é ele quem mais dissemina a seletividade racial: negros são as maiores vítimas de agressões policiais.

Outro estudo realizado pelo Ipea afirma: “O negro é duplamente discriminado no Brasil, por sua situação socioeconômica e por sua cor de pele. Tais discriminações combinadas podem explicar a maior prevalência de homicídios de negros em relação ao resto da população”.

Grupos Justiceiros 

O genocídio de jovens negros, com idade entre 15 e 24 anos, vem ganhando espaço na mídia recentemente. Com a alegação de manterem a ordem, muitos são os grupos que se auto-intitulam “justiceiros” e julgam-se no direito de punir jovens, muitas vezes negros, que supostamente cometeram atos ilícitos.
Em contrapartida, grupos do movimento negro, e outros a favor dos direitos humanos dão voz a essa luta contra o preconceito e a violência étnica.


13.1- trazendo o problema do preconceito para a herança contemporânea, a violência existe e é fortalecida por uma parcela da sociedade brasileira e mundial. No Brasil, isso fica evidente em fatos do cotidiano como? ​

Respostas

respondido por: morgadoduarte23
1

Resposta:

Ver texto abaixo

Explicação:

Pergunta:

Trazendo o problema do preconceito para a herança contemporânea, a violência existe e é fortalecida por uma parcela da sociedade brasileira e mundial. No Brasil, isso fica evidente em fatos do cotidiano como? ​

Resposta:

Nota prévia .

Vou dar vários exemplos, poucos.  Cada um de vós reflita sobre eles.

A ) A cada 23 minutos é assassinado um jovem negro.

Chega para enquadrar a pergunta na realidade atual?

B) Há ou não racismo no Brasil

Na realidade o que se passa neste Brasil que teima em não se dizer racista e quer convencer todos, que negros não há .São todos mestiços.

Mas negros são mais de metade da população brasileira

Todos sabem que o racismo existe, mas ninguém é racista.

Num inquérito em1990, da Folha de S. Paulo, diz que 90% das pessoas diziam conhecer pessoas racistas e diziam que o racismo existia, mas quando perguntavam se elas eram racistas, elas diziam que não.  

C ) “Xingar policia negro e de que maneira”  

https://www.youtube.com/watch?v=MxcJtK3r2d8

Para além dos casos de mortes  e segregação racial tem aqui um exemplo do que pode ser a atitude de um branco versus um policial preto.

Não estou inventando. É a realidade documentada.  

Pediram para mostrar, eu mostro, depois cada um de vós tira as conclusões que entender.

D) O simples ato de sair de casa sem documentos para o caso de se ser negro

As pessoas brancas surpreendem-se com isso.

Mas não pode sair sem documento de forma alguma e se a polícia manda parar, tem de se responder 'sim, senhor' e 'não, senhor'. E mesmo fazendo isso não se sabe o que acontece.

E) Lei que promove o estudo da história africana e afro-brasileira.

A Lei 10 639, de 2003, que alterou a lei de diretrizes e bases da educação, incluindo a obrigação do estudo da história africana e afro-brasileira nas escolas.

Em alguns lugares foi implementada, mas dependendo da vontade política de quem está no poder.  

F ) Desigualdade entre quem ocupa cargos de poder

No Brasil os negros são mais da metade da população brasileira.

Qual a percentagem que ocupa posições de poder e visibilidade ?

G ) Negação da Escravatura Brasileira

Sérgio Camargo ,em várias ocasiões declarou que no Brasil nunca existiu escravidão, apesar de existirem estudos aprofundados sobre a questão.

E desde 2019 assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares um órgão brasileiro de promoção da cultura afro-brasileira.

Chegou a declarar que que a escravidão foi boa porque negros viveram

em condições melhores no Brasil do que no continente africano.

Como é que ficamos? Houve ou não escravatura?

***********************************************

A concluir deixo três reflexões

1) Já viram o que era um professor de História em Espanha ou Portugal, agora em 2020, dizer para seus alunos que nunca os governos destes países usaram, no passado, a escravatura ? Mesmo nunca. Havia de ser lindo…

2) Prioridades de Ghandi

Quando Mahatma Ghandi, o pai da independência da Índia face à colonização e domínio  da Índia pela Inglaterra, fazia discursos para apelar aos seus concidadãos a procurarem que esta independência fosse obtida, eram as três prioridades que ele apresentava ( e por esta ordem de importância ):

1ª–   Remover dos nossos corações a ideia de “intocabilidade “(*)

2ª – Haver sempre aliança entre Muçulmanos e Hindus

3ª – Desafiar os Ingleses

Reparam que ele colocava em terceiro lugar aquilo que parecia óbvio para seus conterrâneos ficar em primeiro lugar.

(*) Os intocáveis é a casta mais baixa do sistema de castas na Índia. A eles cabe fazer os trabalhos mais depreciados .Ainda hoje os varredores de ruas e os pastores de porcos da maioria das cidades do Punjabe ( uma zona noroeste da Índia, são dalits  ( intocáveis) siques ( uma das religiões da Índia)  .

3) Várias vezes ouvi à minha volta dizer que :

“ O Sol quando nasce é para todos”

Explicaram-me que nos eram dadas a todos as mesmas oportunidades. Nada de segregação, à partida.

Mais tarde ouvi esta frase ampliada:

“ O Sol quando nasce é para todos. E durante o dia , como é que é ?”

Correção cientifica :

O Sol nasceu há cerca de 4 650 milhões de anos.

O movimento de rotação da Terra dá a ilusão de que o Sol nasce e  põe-se,

dia apos dia.

Bom estudo.


morgadoduarte23: Ainda bem que pude ajudar bem. Se achar que minha resposta é “A Melhor Resposta” agradeço que a marque assim, logo que o sistema Brainly o permita. Mas sem se sentir obrigada(o) a tal. Que possa ter um bom dia.
Perguntas similares