CARTAS À REDAÇÃO
A OPINIÃO DA INOCÊNCIA
A nossa reportagem ouviu também o pequeno Raul, que, como dissemos, tem onze anos e já é dos ginasianos mais aplicados do Colégio Antônio Vieira. Raul mostrava uma grande coragem, e nos disse acerca da sua conversa com o terrível chefe dos Capitães da Areia.
– Ele disse que eu era um tolo e não sabia o que era brincar. Eu respondi que tinha uma bicicleta e muito brinquedo. Ele riu e disse que tinha a rua e o cais. Fiquei gostando dele, parece um desses meninos de cinema que fogem de casa para passar aventuras.
Ficamos então a pensar neste 1outro delicado problema para a infância que é o cinema, que tanta ideia errada infunde às crianças acerca da vida. Outro problema que está merecendo a atenção do dr. juiz de menores. A ele volveremos.
(Reportagem publicada no Jornal da Tarde, na página de “Fatos Policiais”, com um clichê da casa do comendador e um deste no momento em que era condecorado.)
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 12.
Relacionando os Textos 1 e 2, a obra Capitães da Areia e o contexto histórico do romance é correto afirmar queLeitura Avançada
(8 Pontos)
a) nos Textos 1 e 2, as crianças demonstram facilidade para estabelecer relações entre si, mesmo percebendo a existência de diferenças étnicas, raciais e socioeconômicas.
b) a ironia presente na charge consiste no fato de o adulto e a criança compartilharem a mesma visão de mundo.
c) os Textos 1 e 2 pertencem ao mesmo gênero textual, mas se diferenciam pela temática.
d) no Texto 2, o que é denominado no jornal como “outro delicado problema” são os filmes que influenciam os meninos com ideias erradas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A3
b32
C4
D16
E24
Explicação:
34andreapink:
Da um melhor resposta pra me ajudar Gov
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás