• Matéria: História
  • Autor: joiceribasdesouza
  • Perguntado 5 anos atrás

As novas escolas e universidades que surgiram durante o Renascimento afirmavam a importância central do ser humano, considerado a obra suprema de Deus. Os renascentistas colocaram o ser humano como centro de sua própria história no Universo. Qual era o nome dado à importância central dada ao ser humano nesse período? *

1 ponto

a) Teoria evolucionista.

b) Racionalismo.

c) Antropocentrismo.

d) Teocentrismo.

2. Durante o renascimento a ciência passa a ter mais destaque, mas muitas descobertas científicas eram mal vistas pelas autoridades da Igreja Católica. Muitos cientistas foram obrigados a esconder seus experimentos e invenções, pois podiam ser acusados de heresia e condenados à fogueira. Duas ideias eram divergentes nesse período, uma delas apoiadas por cientistas, como Nicolau Copérnico, outra apoiada pelos membros da Igreja. Quais eram essas duas ideias divergentes? *

1 ponto

a) A venda de indulgências e a reforma luterana.

b) Humanismo e Racionalismo.

c) Heliocentrismo e Geocentrismo.

d) Mercantilismo e Absolutismo


gabrielgoncales06: 1) C
gabrielgoncales06: 2) C
gabrielgoncales06: vlw

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
21

1 - É correta a alternativa C, já que antropocêntrico significa, literalmente, o homem como centro do universo.

Com isto os pensadores renascentistas queriam ressaltar que a dignidade humana deve ser vista como um princípio inviolável e inegociável, de modo que nenhuma medida deveria ser tomada para organizar a sociedade que não levasse em conta este princípio. Foi o início de um processo de valorização do ser humano que mudaria as bases sociais da Europa.

2 - É correta a alternativa C, com os cientistas, como Copérnico, argumentando que era a Terra que girava ao redor do Sol (Heliocentrismo) e com a Igreja argumentando o oposto: Terra no Centro e todos os astros girando ao redor dela.

Por suas ideias, muitos cientistas foram perseguidos, alguns forçados a afirmar publicamente que as suas ideias eram falsas (mesmo não sendo) e outros, que se recusaram a fazer isto, como Giordano Bruno, sendo queimados vivos.

respondido por: litorsouza
0

1) É chamada de antropocentrismo a teoria defendida pelos renascentistas de que o homem é o centro de sua própria história no mundo. Portanto, está correta a alternativa c.

O pensamento antropocentrista tornou-se recorrente em correntes filosóficas a partir do renascimento cultural, que buscava romper conexões com os modos de pensamento da Idade Média.

A teoria antropocentrista era contraposta pela teoria teocentrista, defendida pela Igreja Católica e difundida no pensamento dos indivíduos como uma verdade incontestável.

O teocentrismo afirmava ser Deus o centro do universo, em torno do qual todas as demais coisas e acontecimentos históricos e políticos se desenrolavam. Essa filosofia foi amplamente utilizada como modo de dominação política e de opressão a intelectuais.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/7688361

2) As teorias que se divergiam entre Nicolau Copérnico e a Igreja Católica eram denominadas heliocentrismo e geocentrismo, portanto está correta a alternativa c.

A teoria apoiada pela Igreja Católica era a geocentrista, que afirmava ser a Terra o corpo celeste localizado no centro do sistema solar, em cuja órbita os demais astros estariam orbitando.

Já a teoria apresentada por Nicolau Copérnico é a utilizada até a atualidade, que aponta o sol como astro central do sistema solar, e a Terra e demais e planetas orbitando este corpo celeste.

A defesa de tal teoria fez com que Nicolau Copérnico figurasse entre os intelectuais perseguidos pela Igreja sob acusação de heresia, prática que atribuíam a todos aqueles que divergiam das teorias defendidas pela Igreja Católica.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/2727892

Anexos:
Perguntas similares