(A) A taxa de juros no Brasil é uma das mais altas do mundo.
(B) Atualmente, uma minoria sabe o real valor de um abraço.
(C) Grande parte do público infantil prefere músicas da Xuxa.
(D) A maioria dos trabalhadores informais está desempregada no país.
(E) O número de fumantes não diminuiu de forma significativa nos últimos anos.
Respostas
Resposta:
Letra D!
Explicação:
Anteriormente, eu disse que seria a "C", pois o sujeito era um coletivo partitivo e por conta disso o verbo poderia estar tanto no plural quanto no singular - o que estava incorreto - pois a regra diz que, na verdade, o verbo só poderia ser conjugado tanto no singular quanto no plural SE o sujeito tivesse uma determinante no plural, o que não é o caso!
Portanto, a única alternativa que se configura de forma correta seria a alternativa "D", já que o sujeito é um partitivo especificado E seu determinante (trabalhadores) está no plural!
A opção em que o uso do verbo poderia ficar no singular ou no plural, e ambos os usos estariam de acordo com as regras gramaticais é: A maioria dos trabalhadores informais está desempregada no país. (Alternativa D)
Dentre aplicações de coletivos partitivos tem-se: "metade", "a maior parte", "maioria" e etc.
No uso de coletivos partitivos tem-se que o verbo fica no singular ou vai para o plural, ou seja, nesse caso ambas as grafias estão corretas.
Sendo este o motivo pelo qual a frase: "maioria dos trabalhadores informais está desempregada no país", o verbo pode ficar tanto no plural quanto no singular.
Bons estudos!