*No século XIX, a imigração europeia para o Brasil foi um processo ligado:*
a) a uma politica oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.
b) a uma política organizada pelos abolicionista para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras de evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
c) ás politicas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.
d) à politica do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Uma das características desse período foi a imigração dos europeus para trabalhar nas terras cultiváveis brasileiras, e isso era apoiado pelos grandes proprietários de terra.
Resposta:
1. a) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.
2. apenas I, II e IV.
Explicação:
1. A imigração europeia visava principalmente a ocupação de territórios, principalmente nas fronteiras sul e garantir uma mão de obra para a produção cafeeira.
2. Foi justamente durante o Reinado de D. Pedro II que a questão da escravidão passou a ser questionada e isso justificou a criação da Lei de Terras para garantir a mão de obra imigrante para a lavoura cafeeira.