Faça uma pesquisa e elabore um pequeno texto minimo 20 inhas) sobre As origens da matematica
antiguidade aos dias atuais
Respostas
A matemática é a ciência da descrição, da demonstração e dos cálculos (como eles se desenvolveram no mundo?), de acordo com o matemático Ronald Brown.
Podemos identificar vários ramos: a geometria (a teoria sobre as retas, as áreas e os ângulos), a aritmética (a teoria dos números), a mecânica (a teoria das formas e seus movimentos) e o estocástico (estudo dos fenômenos aleatórios).
A gente vai te mostrar uma cronologia intensa de matemática que tem como objetivo destacar os principais avanços na matéria e os pontos principais ensinados no curso de matemática básica ou avançada até hoje.
Matemática e antiguidade: onde tudo começou
Os egípcios formaram o primeiro povo que utilizou a matemática (sim, os primeiros professores de matemática eram egípcios!). As primeiras escavações do século XIX permitiram encontrar na Mesopotâmia as tábuas feitas de argila com escrituras cuneiformes que datam da primeira dinastia da Babilônia (1800 - 1500 a.C.)! Essas tábuas eram utilizadas para expressar cálculos e números até o período grego (600-300 a.C.). Se você se interessa sobre a história, saiba os 5 mitos sobre a matemática!
Eles escreviam na argila fresca para depois secar e registrar os cálculos
Os blocos representam as contas de várias oferendas a serem ofertadas
Esses objetos inestimáveis testemunham a capacidade de solucionar as equações de segundo grau (uma equação polinomial de grau 2), elas contêm contas de trocas comerciais de sacos de grãos e escravos.
Já outros filósofos bem conhecidos criaram a aritmética. Essa ciência dos números existe graças a gregos como Pitágoras, Tales e Platão que as teorizaram e as colocaram em prática.
Nessa época, vários matemáticos viajaram em todo império para chegar em Alexandria onde ficava a famosa escola.
No século IV a.C., Diofanto de Alexandria marcou o começo da álgebra. Ele contribuiu com a decomposição de números em dois quadrados idênticos.
A matemática elementar teve, então, seu nascimento com Euclides, Arquimedes de Siracusa, Apolônio de Perga entre outros. Euclides é autor do "best seller" Os Elementos (segundo livro mais editado no mundo depois da bíblia), 13 volumes consagrados à geometria Euclidiana com os 5 postulados incluindo o célebre: "Dados dois pontos distintos, há um único segmento de reta que os une". Seus postulados formaram a base da geometria. Outras geometrias nasceram desses postulados alguns séculos depois.
Arquimedes, esse grande cientista da Sicília, também contribuiu muito com a geometria. A gente lhe deve: o estudo dos círculos com a aproximação de Pi, o estudo dos cones (cálculo de área e parábolas), a espiral de Arquimedes (a área corresponde a um terço do círculo que a contém) etc.
Em matéria de física, ele criou as leis do empuxo e da alavanca. Diz a lenda que Arquimedes disse o "Eureka" - que quer dizer descobri em grego. Ele teria gritado a expressão quando concluiu suas experiências para comprovar a primeira lei citada acima. E não foi só isso... Ele teria saído pelado gritando pelas ruas, "Eureka, eureka!".
Ainda segundo a lenda, ele teria colocado uma coroa de ouro dentro da água para descobrir seu volume. Mas como? Ele mediu a quantidade de água que subiu ao introduzir a coroa. Então, o volume da água que subiu é igual ao volume da coroa. Isso teria permitido que ele medisse o volume da joia do rei Hierão II sem danificá-la!
Espero ter ajudado!