’Um menino e uma menina são o mesmo?": um vídeo francês que se popularizou na redes sociais nas últimas semanas abre com essa indagação. O objetivo do vídeo é explicar como funcionaria a chamada “ideologia de gênero’. ‘Para algumas pessoas, meninos e meninas são diferentes não porque seus corpos são diferentes, mas porque todo mundo – os pais, a família, a escola – os obriga a serem diferentes’, diz o pequeno filme.A peça tem circulado como meio para desqualificar as discussões sobre gênero em escolas. Não é a única iniciativa. Nos últimos anos, diferentes indivíduos e organizações tentaram barrar o debate sobre o tema, inicialmente na briga pela sua exclusão do Plano Nacional de Educação (PNE), assim como dos planos estaduais e municipais. […] Em uma das muitas concepções da palavra, ideologia é tida como um conjunto de ideias ou convicções que, em determinados contextos, pautam a maneira como as pessoas se comportam no dia a dia, quase como uma espécie de força invisível. "No sentido utilizado ao falar em uma suposta 'ideologia de gênero', tenta-se dar a entender que se trata de um dogma, mas na verdade há estudos e pesquisas feitos há décadas que colocam esses estudos no patamar de ciência", afirma Maria Cristina Cavaleiro, professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).Os estudos de gênero partem de uma constatação fundamental: a de que todas as pessoas possuem os mesmos direitos.
Respostas
respondido por:
1
Ambos, o menino e a menina estão em condições diferentes em todos os seus aspectos.
As questões acerca do gênero, partem de uma concepção social, onde a sociedade dita um padrão tradicional e os indivíduos inseridos nela devem cumprir.
Atualmente, nessa fase de desconstrução de ideias passadas, a temática sobre gênero e sexualidade vem sendo debatida, pois é importante que nós enquanto indivíduos saibamos respeitar o próximo independente de sua concepção sexual.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás