1. O dinheiro é um recurso fundamental para comprar e consumir produtos e serviços no nosso cotidiano. Apesar disso, é muito comum não dar a devida importância para o dinheiro e isso ocorre por desconhecimento ou falta de priorização na nossa rotina. A partir do contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O dinheiro tem um preço que representa os juros quando adquirimos um empréstimo.
II. ( ) O dinheiro é seu quando retirado da sua conta bancária.
III. ( ) Quando você não tem dinheiro disponível na conta e recorre ao cheque especial, podemos afirmar que o dinheiro é seu.
IV. ( ) O dinheiro se torna mais barato em função dos juros que são cobrados pelas instituições bancárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, F, F.
F, V, F, V.
Respostas
A alternativa correta sobre essa questão é a V, V, F, F.
A primeira afirmação é verdadeira. Os juros são o preço do dinheiro, quando uma pessoa realiza um empréstimo ela está "comprando dinheiro", e o preço a ser pago são os jutos.
A segunda afirmação é verdadeira. O dinheiro que está na conta bancária de um indivíduo pertence a ele, caso ele deseje sacar esse valor não serão cobrados juros.
A terceira afirmação é falsa. O dinheiro retirado através do cheque especial na verdade pertence ao banco e o cliente deverá devolver esse dinheiro acrescido de juros no futuro.
A quarta afirmação é falsa. Na verdade, dinheiro se torna mais caro, os jutos tornam o dinheiro mais caro justamente por serem o "preço" cobrado por um empréstimo.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!