Entre a ficção e o cientificismo, as representações do Brasil bárbaro oposto do Brasil civilizado consolidaram-se como chave de leitura histórica e, enquanto se multiplicavam, provocavam várias perplexidades. Entre estas, a ideia de que os "brasis regionais" eram compatíveis com o Brasil nação mostrava-se, por assim dizer, como a perplexidade maior. Um fragmento da carta de Monteiro Lobato revela um sentimento que se generalizava nas primeiras décdas do século. Nesse acervo de imagens, a referência à realidade nacional tornou-se uma constante. A formação de escolas interpretativas, de campos intelectuais e de sínteses históricas, muitas vezes, justificou o empenho racionalizador presente nos escritos que buscavam desvendar a realidade. (Marcos Cezar de Freitas, 2001). Marque a alternativa CORRETA.

O Brasil real estaria oculto por um Estado que queria demonstrar sua eficiência, num país que demonstrava haver sociedade, numa gente hospitaleira.

O Brasil real estaria oculto num Estado que não era uma realidade, num país que não era uma sociedade, numa gente que não era um povo.

O Brasil real estaria representado por um Estado que olha a sociedade com igualdade, um país onde existia liberdade e uma gente civilizada.

O Brasil real estaria oculto num Estado que não era real, num país desenvolvido, numa gente com um grau de conhecimento político avançado.

O Brasil real estava representado por um Estado que era uma realidade, num país que era uma sociedade, numa gente que era um povo.

Respostas

respondido por: keillafortal
6
Resposta correta: O Brasil real estaria oculto num Estado que não era uma realidade, num país que não era uma sociedade, numa gente que não era um povo.
Perguntas similares