Respostas
Resposta:
A era de ouro das gueixas ocorreu no século XIX e durou até a Segunda Guerra Mundial. Havia então dezenas de milhares dessas bonecas vivas de Kanazawa a Asakusa. O governo Meiji era a favor do exercício dessa profissão e cada salão ou casa de chá era frequentada por uma clientela samurai que gostava de gueixas.
Assim, essa economia se tornou extremamente lucrativa, tanto que, em uma noite com convidados bastante prestigiados, uma gueixa poderia trazer várias centenas de milhares de ienes (vários milhares de euros) para seu Okiya.
A idade de ouro das gueixas terminou durante a Segunda Guerra Mundial. De fato, em 1944, o governo japonês fechou os distritos de lazer para que as gueixas pudessem ser usadas no esforço de guerra, trabalhando na fábrica. No ano seguinte, após o término da guerra, os bairros foram abertos novamente.
Em 1957, a prostituição foi proibida no Japão: assim, o povo japonês fez uma distinção clara entre prostitutas e gueixas. Além disso, uma jovem era obrigada a frequentar a escola até os 16 anos de idade (18 em Tóquio). Assim, o número de gueixas diminuiu consideravelmente.