Para impedir a destruição dos templos de Abu Simbel, a Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou uma campanha mundial
de arrecadação de recursos para serem utilizados na proteção dos templos.
Com os recursos obtidos, foi iniciado o trabalho de desmontagem e transporte dos
templos de Abu Simbel para um ponto do rio Nilo que não seria atingido pela represa.
Essa campanha da Unesco deu início a uma série de ações de proteção ao patrimônio mundial, originando a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial,
Cultural e Natural, em 1972.
Desde então, a Unesco começou a publicar uma lista das criações humanas ou elementos naturais de cada país que podem ser considerados Patrimônio da Humanidade e que devem ser, por isso, preservados.
Qual foi a importância do fato ocorrido no Egito para a proteção do patrimônio cultural e natural da humanidade?
Respostas
Resposta:
É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores. Esta pesquisa é o resultado de um estudo sobre a preservação do Patrimônio Histórico e da Memória, onde veremos inicialmente qual a importância da memória coletiva e individual na formação de uma sociedade e como a preservação influencia diretamente em uma reinterpretação sobre novos olhares históricos. Entenderemos o que é Patrimônio e as transformações sobre o conceito da palavra ao longo do tempo, para que serve e qual a finalidade do tombamento, observando que alguns acontecimentos do passado que tiveram grande importância , ficaram restritos ao passado e a determinados grupos que se interessam pelo assunto.
Explicação:
Se alguém me der um ''melhor resposta'' ficarei grata!