Respostas
Resposta:
Uma cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos socioambientais. Numa cidade sustentável o modelo e a dinâmica de desenvolvimento, além dos padrões de consumo, respeitam e cuidam dos recursos naturais e das gerações futuras.
Aproveitando o poder de influência que as compras públicas têm sobre os fornecedores, as cidades podem adotar critérios para comprar apenas produtos avaliados como sustentáveis.[1]
Com experiência de implantação da gestão ambiental na administração municipal, compras públicas sustentáveis, eficiência energética e gestão em edifícios públicos, o setor público de Barcelona é um exemplo de gestão em prol do meio ambiente.
A cidade dispõe de certificações ambientais e trabalha com empresas certificadas pelas normativas atuais.
Incorporação de cláusulas ambientais e éticas para certas licitações.
Até 2012:
Todas as roupas das equipes de jardinagem possuem um selo de qualidade.
100% do papel utilizado também possui certificação
Foi estabelecido o Plano de Segurança e Melhoramento de Energia em Edifícios Municipais (PEMEEM)
Pelo menos 5% dos alimentos de todas as creches públicas possuem certificado de agricultura orgânica[2]
A cidade de Viena, na Áustria, gasta cerca de cinco bilhões de euros por ano em diferentes produtos e serviços. Aproveitando o poder de influência que tamanhos gastos têm sobre os fornecedores, a cidade resolveu adotar a política de compras “considerando a necessidade real de efetuar a compra, as circunstâncias em que tais produtos foram gerados, levando em conta os materiais e as condições de trabalho de quem os gerou, e uma avaliação de como os produtos se comportaram em sua vida útil e a sua disposição final”.[3] Dessa maneira a Prefeitura de Viena estima que está reduzindo anualmente suas emissões de CO2 em 30.000 toneladas.[4][5]
Resposta:
Cidade sustentável é toda aquela que é planejada para fins de preservação e inovação ambiental, que tem por objetivo a preservação do meio ambiente.