Sobre os Anfíbios
Descreva os principais aspectos dos Anuros, Urodelos e Apodes no que se refere a reprodução.
Respostas
Resposta:
Os anuros são provavelmente os anfíbios mais conhecidos. Fazem parte desse grupo os sapos, rãs e pererecas. A reprodução desses anfíbios é sexuada com fecundação externa. Em geral, os ovos são colocados na água, porém, várias espécies que vivem nas florestas tropicais colocam ovos na água acumulada em poças ou plantas (como as bromélias) e algumas até apresentam cuidado parental, mantendo os ovos e larvas úmidos durante seu desenvolvimento.
Os urodelos são os anfíbios que mantêm a cauda durante a vida adulta. Dentro desta ordem estão as salamandras e tritões. Possuem ciclo de vida complexo, que envolvem três fases distintas, ovo, larva e adulto.A fecundação é interna (nos anuros, pelo contrário é externa). Desenvolvimento indireto, pois passa por fase larval. Durante o acasalamento o macho desprovido de pênis transfere para o corpo da fêmea uma cápsula com esperma. O ovo contêm substâncias de reserva para alimentar o embrião em desenvolvimento. Após a eclosão, emergem as larvas que tem um corpo esguio e longo, cauda e brânquias grandes e externas.
Os ápodes são representados pelas cobras-cegas ou cecílias. A grande maioria das espécies realiza fecundação interna e é ovovípara, dando a luz a filhotes já desenvolvidos.