Os tecidos de reservas das sementes são responsáveis por estocar as reservas nutritivas, tais como proteínas, carboidratos e lipídios. Essas mesmas reservas serão utilizadas como substrato ao crescimento do embrião durante o processo germinativo.
Nas sementes, em quais partes constituintes podem ser armazenadas as reservas nutritivas?
Escolha uma:
A-Endosperma e tégmen.
B-Escutelo e cotilédone(s).
C-Endosperma e cotilédone(s).
D-Endosperma e cotilédone(s).
E-Hipocótilo e cotilédone(s).
Respostas
A maior parte da literatura sobre compostos de reserva de sementes se relaciona a grupos extremamente restritos de espécies vegetais de importância agronômica, tais como milho, trigo, arroz, feijão e ervilha. Sementes de hortaliças tais como o tomate e o alface, têm sido extensivamente estudadas, quanto a fisiologia de sua germinação e desenvolvimento, pois o conhecimento dos mecanismos de acumulo e mobilização de reservas são fundamentais para a obtenção de plantas mais vigorosas.
Resposta:
As sementes podem retomar o desenvolvimento graças às suas próprias reservas nutritivas, armazenadas principalmente na forma de carboidratos, lipídios e proteínas. Tais reservas são consumidas durante a germinação e o desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula capacitada a se manter de forma autotrófica.