Respostas
Resposta:
RESUMO
1. Investir em atenção primária
A atenção primária, como programas de saúde da família, mutirões de vacinação e programas de remédio em casa, é fundamental para aliviar os gastos com internações decorrentes ao agravamento de doenças que poderiam ser facilmente evitadas. Isso diminuiria o custo de atendimentos em pronto-socorros e hospitais e melhoraria a saúde pública no Brasil como um todo.
2. Atrair médicos com planos de carreira e melhor infraestrutura
Trabalhar com saúde pública no Brasil não é atraente para profissionais recém formados. A remuneração é inferior à da rede privada, falta motivação, valorização dos profissionais e, não raro, até mesmo os materiais necessários para os médicos trabalharem. Uma coisa depende da outra: é preciso melhorar o sistema para atrair médicos, além de estabelecer planos de carreira sólidos que os façam permanecer no sistema público.
3. Melhorar a gestão hospitalar
Segundo um estudo feito em 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a falta de medicamentos e materiais nos hospitais públicos do país está mais relacionada a falhas na gestão do que à ausência de recursos. É importante desatrelar a gestão dos hospitais a cargos políticos, e o responsável pela saúde pública do município ou estado deve, necessariamente, indicar gestores com experiência não só na área médica, mas em gestão hospitalar.
4. Apostar em agendamento, em vez de senhas
Chega de longas filas e esperas que causam descontentamento dos pacientes e estressam a equipe. No sistema público, o agendamento de procedimentos costuma ser feito com a distribuição de senhas por ordem de chegadas. Em vez disso, o agendamento de procedimentos de acordo com análise de risco poderia ajudar a minimizar a demora no atendimento.
5. Alerta via SMS
E nos locais onde o atendimento é feito com agendamento, mas o paciente esquece? Isso pode ocorrer, especialmente se as consultas forem marcadas com grande antecedência. Enviar mensagens um dia antes da consulta ajuda a reduzir em cerca de 30% a abstenção do paciente. Uma ação simples que pode melhorar o atendimento como um todo.