Respostas
Resposta:
STF decide que não cabe ao Poder Judiciário aumentar vencimentos de servidores sob o fundamento do princípio da isonomia
Explicação:
não sei se é isso não mais foi oq achei
O aumento dos vencimentos de servidores públicos, sob o fundamento de isonomia, não é uma função típica do Poder Judiciário. Por esse motivo, o gabarito é dado pela letra D.
São funções típicas do Poder Judiciário:
- Resolver problemas que ocorrem entre os particulares e entre estes o Estado - na prática, isso quer dizer que a justiça é preparada para resolver conflitos de pessoas físicas e pessoas jurídicas;
- Fazer cumprir as determinações legais - a exemplo do STF, que é considerado o guardião da Constituição Federal.
Segue o complemento da pergunta:
(...)
A respeito da possibilidade do Poder Judiciário julgar causas envolvendo aumento de remuneração de servidores, a Sumula Vinculante n.°37 assevera:
A) Cabe ao Poder Judiciário aumentar os vencimentos de servidores públicos, sob o fundamento do Principio da Universalidade da Jurisdição.
B) Cabe ao Poder Judiciário aumentar os vencimentos de servidores públicos, sob o fundamento de isonomia.
C) A isonomia constitucional e o principal fundamento para o Poder Judiciário poder aumentar os vencimentos de servidores públicos
D) Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.
E) A independencia dos poderes e a universalidade da jurisdição dão autonomia ao Poder Judiciário para aumentar vencimentos de servidores públicos, revendo atos da administração.
Aprenda mais sobre o tema Poder Judiciário em:
https://brainly.com.br/tarefa/2494763
#SPJ2