Leia o segmento abaixo, sobre a escravidão nas Américas.
A escravidão no Novo Mundo e os tipos de comércio a que deu origem surgiram como uma consequência e um componente da “primeira globalização”, fase da história humana inaugurada pelas explorações marítimas, comerciais e coloniais de Portugal e Espanha, no final do século XV e no início do século XVI.
BLACKBURN, R. Por que segunda escravidão? In: MARQUESE, R.; SALLES, R. (org). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 32.
O segmento faz referência à institucionalização da escravidão no Novo Mundo, pensada a partir de determinados processos socioeconômicos globais que influenciaram definitivamente a sua conformação moderna.
1. Assinale a alternativa que indica esse fenômeno. *
a) A expansão de uma economia mercantil global centrada na Europa e em suas demandas por matérias-primas e produtos tropicais de alto valor.
b) A dissolução das colônias europeias na Ásia e na África, ao longo dos séculos XV e XVI, e a busca por novos mercados para os produtos europeus nas Américas.
c) A consolidação do feudalismo como um sistema socioeconômico global e a introdução da servidão feudal de forma generalizada em todas as colônias americanas.
d) Os processos de independência na América Latina, após a abolição completa da escravidão nas colônias espanholas e portuguesas na região.
e) A fragmentação da economia mercantil global em uma série de unidades isoladas, após o fracasso das explorações marítimas europeias durante os séculos XV e XVI.
Leia o enunciado abaixo.
O comércio marítimo triangular deu uma contribuição enorme ao desenvolvimento industrial da Inglaterra. Seus lucros fertilizaram todo o sistema de produção do país.
Considere as seguintes afirmações sobre o comércio triangular.
I - O comércio triangular britânico consistia, principalmente, no envio de produtos manufaturados ingleses para a África; de escravos africanos para o Caribe; e de produtos coloniais, especialmente o açúcar, para a Inglaterra.
II - Os lucros obtidos pelo comércio triangular forneceram um dos principais fluxos de acumulação de capital que financiaram a Revolução Industrial inglesa.
III - A utilização de mão-de-obra livre nas plantations produtoras de açúcar garantia altos níveis de lucratividade para seus proprietários.
2. Quais estão corretas? *
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Leia o texto a seguir:
“As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as europeias.” (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).
3. De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA: *
a) era marcado pela submissão e falta de liberdade.
b) era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma.
c) não tinham nenhuma expressividade.
d) era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos.
e) nenhuma das alternativas.
4. A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas "colônias do sul", é correto afirmar: *
a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se em uma forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) Baseava-se em uma economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
5. O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século XVII com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa. A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA: *
a) Esse período é marcado pela questão dos impostos, especialmente a aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto importado e muito consumido pelos colonos.
Respostas
Resposta:
Resposta 1
Letra A
Visto que a expansão de uma economia mercantil global centrada na Europa e em suas demandas por matérias-primas e produtos tropicais de alto valor.
Resposta 2
Letra C - Apenas I e II.
Resposta 3
Letra D
De acordo com Karnal, a atividade econômica das cidades e vilarejos à época das Treze Colônias dependia em grande parte do trabalho das mulheres, que, por isso mesmo, tinham conquistado maior liberdade do que em outras regiões do mundo em que prevaleceu a restrição da mulher à participação econômica.
Resposta 4
Letra C
As colônias do Sul dos EUA, em virtude de sua adaptação ao modelo da plantation (grandes extensões de terras em que se produzia, geralmente, um único tipo de cultura, como o algodão), acabou por adotar a mão de obra escrava, então em voga à época onde se tinha esse tipo de modelo econômico agrícola.
Resposta 5
Letra A
Questão do imposto cobrado sobre o chá foi decisiva para a ascensão do movimento pela Independência nos Estados Unidos. A revolta dos colonos de Boston, que resultou na morte de cinco deles, funcionou como estopim para a deflagração dos conflitos que deram ensejo para a redação da Declaração de Independência em 1776.
Explicação:
Espero ter ajudado :)